quarta-feira, 13 de julho de 2011

Dia Mundial do Rock e Consciência Social

O Rock and Roll, assim como o Jazz e o Blues, tem sua origem ligada às comunidades negras do sul dos Estados Unidos e deriva das antigas Sorrow Songs, as músicas que os negros costumavam cantar enquanto trabalhavam, sobretudo nas plantações de algodão. A partir da segunda metade do século XX, nomes como Little Richard e Elvis Presley iriam "reinventar" o estilo, que acabou se tornando popular no mundo todo.
O dia 13 de julho foi consagrado como o Dia Mundial do Rock devido ao Live Aid.


O Live Aid foi um festival que aconteceu simultaneamente na Filadélfia (EUA) e em Londres (Inglaterra), no dia 13 de julho de 1985, com o objetivo de arrecadar fundos para combater a fome na Etiópia. O evento contou com nomes como Black Sabbath (com a formação original que se reuniu apenas para esse evento), Status Quo, INXS, Loudness, Mick Jagger, David Bowie, Dire Straits, Queen, Judas Priest, Bob Dylan, Duran Duran, Santana, The Who e Phil Collins entre muitos outros. Aliás, Phil Collins tocou tanto em Londres como na Filadélfia, voando num Concorde para chegar a tempo.

Outros festivais com essa mesma consciência social ocorreram na década de 80 como o U.S.A. For Africa, Live Aid, Farm Aid, Hear 'n' Aid, Artists Against Apartheid e o Amnesty International, reunindo sempre grandes nomes do mundo pop e rock. O Live Aid talvez tenha ficado mais famoso, e não é pra menos, já que arrecadou mais de 60 milhões de dólares, renda totalmente revertida a associações em prol dos famintos na África. Curiosamente, apesar da magnitude do evento, não foi feito nenhum vídeo, CD, DVD sobre o festival até hoje, muito possivelmente pela grande quantidade de artistas envolvidos no projeto...
O legado do Live Aid, além do dinheiro e das causas sociais que defendeu, foi o de possibilitar que um estilo musical sempre questionador e transgressor tivesse seu dia próprio, celebrado no mundo inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário