terça-feira, 20 de julho de 2021

Águas, Flores & Perfumes - Resistência Negra, Atabaques e Justiça na República




Depois de tanto tempo divulgando livros de pessoas que admiro, desta vez, a sugestão de leitura é o meu próprio livro.


"Águas, Flores & Perfumes - Resistência Negra, Atabaques e Justiça na República (Salvador-BA, 1890-1939)" analisa algumas medidas governamentais e jurídicas tomadas desde o final do século XIX até as primeiras décadas do século XX. 


Neste livro, eu investigo até que ponto, explícita ou implicitamente, estas leis buscaram exercer certo controle sobre as práticas culturais majoritariamente negras em Salvador - a exemplo do Candomblé, da Capoeira e das festas populares -, com o intuito de levar à frente os ideais de "modernização" e de "exclusão dos indesejáveis", agora que esta parcela da população não se encontrava mais sob o controle e a perseguição de senhores, feitores e capitães-do-mato. 


Jornais da época e documentos policiais, como portarias e processos-crime, também são utilizados, com o intuito de verificar a aplicação das primeiras leis republicanas (ou sua violação) no cotidiano da cidade, principalmente no que se refere aos costumes mais comuns às populações negras.


Adquira já o seu livro físico no site da Editora Dialética (CLIQUE AQUI). O livro também está disponível na versão física ou em e-book nos maiores marketplaces:

Amazon (versão física): (CLIQUE AQUI)

 Amazon (e-book) (CLIQUE AQUI) 

LDM (CLIQUE AQUI)

Lojas Americanas (CLIQUE AQUI)

Submarino (CLIQUE AQUI)

Livraria Cultura (e-book) (CLIQUE AQUI)

Google Livros (e-book) (CLIQUE AQUI)


Nenhum comentário:

Postar um comentário