terça-feira, 19 de julho de 2011

Ator mineiro é vítima de racismo e violência policial em Blumenau, Santa Catarina

5740 1063533482723 1657575345 196495 213032 n
Ator, DJ e Designer, Alexandre de Sena, que faz parte do elenco de Congresso Internacional do Medo, do Grupo mineiro Espanca!, está em Blumenau participando do 24º Festival Internacional de Teatro Universitário – FITUB, promovido pela Universidade de Blumenau. O ator chegou a ser fortemente agredido por policiais militares que o chamaram de "negão". Em seguida partiram para uma sessão de socos e pontapés.
Na noite desta terça-feira, depois de acompanhar a programação do festival, decidiu seguir com mais dois amigos para um posto de conveniência da cidade. Ao chegarem lá, perceberam que o local estava bastante movimentado e decidiram ficar. Cerca de 60 pessoas(entre artistas, professores e estudantes de teatro) compartilhavam desse espaço em perfeita harmonia, sem prejudicar a ordem local. A surpresa de todos veio com a chegada de uma viatura policial ao local. Os policiais ordenaram aos berros que todos deixassem aquele lugar imediatamente. Neste momento, o ator Alexandre de Sena aguardava em frente ao posto de gasolina dois amigos que teriam entrado na loja para comprar cervejas. Alexandre foi abordado por um dos policiais com os seguintes dizeres: "Vaza Negão! Vaza Negão!". Alexandre apenas respondeu aos militares que estava aguardando dois amigos que teriam ido até a loja e argumentou que aquele não era o tratamento adequado a um cidadão do bem. Não satisfeitos com a resposta do ator, os policiais passaram a agredí-lo com uma sequência de tapas na cabeça, socos e pontapés. Um dos policiais ainda voltou ao carro para pegar uma arma. Alexandre chegou a ser agredido com várias coronhadas de escopeta. Logo em seguida, os policiais foram embora, como se nada tivesse acontecido.
Ao entrar em contato com o 190, Alexandre chegou a ser orientado a procurar a Corregedoria de Polícia no dia seguinte. Foi prontamente atendido pela Corregedoria, registrou a ocorrência e fará um exame de Corpo de Delito nesta quinta-feira pela manhã. A delegada que o recebeu, demonstrou extrema indignação com relação à postura dos policiais agressores. O ator sofreu várias escoriações pelo corpo e, de acordo com os médicos que o atenderam, um de seus tímpanos pode ter sido perfurado por causa das fortes pancadas durante a agressão.
Assustados com este episódio brutal e lamentável, representantes da classe artística presentes no 24º Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau – FITUB, decidiram se organizar e irão promover nesta quinta-feira pela manhã uma caminhada na capital catarinense em prol da paz. Os manifestantes sairão às 09:00 do Teatro Carlos Gomes(Rua Quinze de Novembro, 1.181 – Centro) e seguirão até a sede do IML, onde Alexandre de Sena fará o exame de Corpo de Delito.

 Fonte: Portal Geledés

Nenhum comentário:

Postar um comentário