sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

"Somos todos Boateng!"

Boateng abandonou o amistoso contra o Pro Patria após sofrer insultos racistas das arquibancadas.


Neste post, gostaria de manifestar meu apoio total e irrestrito ao atacante ganês Kevin-Prince Boateng, que atua pelo AC Milan, da Itália. Ao perceber os insistentes cânticos racistas direcionados a ele e a outros jogadores negros do Milan, vindos das arquibancadas durante um amistoso entre o seu clube e o Pro Patria, time da 3ª divisão do futebol italiano, Boteng perdeu a paciência, atirou a bola contra os torcedores rivais que se prestaram a esse papelão e se retirou do gramado. Seus companheiros de equipe, em solidariedade, também saíram de campo e o jogo foi encerrado.

Acho que não tem mais nada a acrescentar contra o racismo. É injustificável, inaceitável e de uma absurda ignorância um ser humano se julgar "superior", ou se achar no direito de tentar atingir a integridade de outro, simplesmente pela cor de sua pele. Aplaudo de pé a atitude de Boateng em um país extremamente racista, homofóbico e machista como a Itália, em que o espaço do futebol apenas reflete o comportamento que já é presente em diversos setores da sociedade daquele país. 

Vale ressaltar que a Itália é mais regra que exceção; os casos de racismo são frequentes em toda a Europa, apesar das diversas campanhas realizadas pela FIFA e pela UEFA. O problema é que as autoridades não punem o racismo como deveria, criminalizando e banindo os criminosos dos estádios, assim como fazem com os outros tipos de violência. A UEFA simplesmente aplica uma multa e o assunto está encerrado. No dia que o racismo for punido exemplarmente, com prisão dos racistas e penas pesadas ao clube, eliminando-o das competições etc., talvez haja a possibilidade deste fato ser banido dos estádios. Não acredito que tais medidas façam com que uma pessoa deixe de ser racista, mas, pelo menos, ela vai perceber que todos os atos geram consequências.

Espero que outros jogadores que se sintam ofendidos não tentem fingir que nada aconteceu. Retirem sua camisa e saiam do campo! A revolução tem de partir de nós mesmos, não devemos esperar que uma solução benevolente venha de fora.

Como ilustrou o site do Milan após o incidente, "Somos todos Boateng!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário