quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Aos 75 anos, morre o ator e cineasta Zózimo Bulbul



RIO - O ator e cineasta Zózimo Bulbul morreu nesta quinta aos 75 anos em seu apartamento, na praia do Flamengo, ao lado da mulher, Biza Vianna, com quem era casado havia 30 anos. Não deixa filhos. Ele tinha câncer e sofreu um infarto às 9h50. O velório será na Câmara Municipal, na Cinelândia, de 17h a 20h, e na sexta de 8h às 11h. O sepultamento será sexta, dia 25 de Janeiro, às 12h, no cemitério São Francisco Xavier, no Caju.

Em 1969, Zózimo foi par romântico de Leila Diniz na novela “Vidas em conflito”, da TV Excelsior”. O escândalo fez com que a censura da ditadura militar vetasse a novela. Aproveitando-se da polêmica, o estilista Dener convidou Zózimo para desfilar, tornando-o o primeiro manequim de uma grande grife brasileira. “Fui capa de revista, um sucesso! Só que não me conformaria em ser um ator vazio”, contava.

Sua carreira havia começado nas peças do Centro Popular de Cultura da UNE e se encorpou no cinema, no qual se tornou um dos maiores expoentes da cultura afro-brasileira, como fazia questão de ressaltar, nas décadas de 1960 e 70. Estreou em em 1962, em “Cinco Vezes Favela”, um dos no marcos do Cinema Novo. Fez mais de 30 filmes, incluindo clássicos como “Terra em transe”, de Glauber Rocha”, “Compasso de espera”, de Antunes Filho” e “Grande sertão”, de Geraldo Santos Pereira.

Amigo de Vinicius

Em 1974, estreou como diretor com o curta em preto e branco “Alma no Olho”, uma reflexão da identidade negra por meio da linguagem corporal. Zózimo aproveitara os negativos que sobraram do filme de Antunes Filho para rodar seu curta-metragem. Os censores achavam que a obra tinha tom “subversivo” e o chamaram para depor. Perguntaram sob ordem de quem ele havia feito feito um filme tão sofisticado, imaginando que chegariam a uma complexa mente comunista. “Sob ordens do amigo e poeta Vinicius de Moraes”, respondeu Zózimo.
Para o documentarista e antropólogo Noel Santos de Carvalho, que defendeu em 2006 na USP a tese de doutorado “Cinema e representação racial: o cinema negro de Zózimo Bulbul”, “Alma no Olho” é sua obra-prima. Lembrou ao GLOBO que o filme foi baseado no livro “Soul Ice”, de Eldridge Claver, líder dos Panteras Negras, grupo radical norte-americano dos anos 60/70.
— As imagens cruas em preto e branco mostram Zózimo na frente da câmera fazendo uma série de pantomimas que contam a historia do negro desde sua saída da Africa até os Panteras Negras. Tudo isso em dez minutos. Marcará a todos os que se interessarem pela historia do negro no audiovisual brasileiro. Obra de um artista capaz de conectar sua historia, pessoal com a historia do seu povo, sem cair no nacionalismo babaca que vigorou na década de 1970.
Seu filme mais conhecido, no entanto, é um documentário de 1988 intitulado “Abolição”, com entrevistas de personalidades sobre o centenário da abolição da escravidão no Brasil.
Zózimo Bulbul foi fundador do Centro Afro Carioca de Cinema, que realizou, no final do ano passado, o 6º Encontro de Cinema Negro Brasil/África. Realizou três curtas, cinco médias e um longa-metragem, todos com foco na cultura afrodescendente e na luta contra as desigualdades. Em 2010, a convite do governo do Senegal, Zózimo fez o média- metragem “Renascimento Africano”, que mostra o país nas comemorações dos seus 50 anos de independência.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário