domingo, 25 de setembro de 2011

Os X-Men e a questão racial

Os X-Men são um grupo de mutantes que juraram defender a humanidade que os teme e os odeia por serem diferentes.

Há muito tempo penso em escrever sobre o assunto e finalmente resolvi fazê-lo. Pra quem curte quadrinhos isso talvez não seja novidade nenhuma, então me perdoem se por acaso eu soar repetitivo. 
Enfim, assistindo X-Men: First Class (X-Men: Primeira Classe, em português), filme que mostra a origem do grupo de mutantes, pessoas com alguma mutação genética que lhes confere poderes extraordinários, mas que, ao mesmo tempo, provoca o ódio e o temor das pessoas "comuns", é bem mais fácil perceber os embates ideológicos entre o professor Charles Xavier, líder do que viria a ser os X-Men, e Eric Lensherr, o Magneto, que seria o antagonista da história. 
As ideias de Xavier são semelhantes às do pastor evangélico e líder dos movimentos por igualdade de direitos civis nos Estados Unidos durante a década de 1960, Martin Luther King Jr. Ambos defendiam o princípio da coexistência pacífica, seja entre humanos e mutantes na ficção, seja entre brancos e Negros na vida real. Xavier e Luther King acreditavam que não se poderia alcançar a igualdade de direitos e a paz, se usássemos a mesma tática daqueles que nos oprimiam: a violência. 
Já Magneto se assemelha muito a Malcolm X, ainda que de maneira meio caricatural. Magneto é mal compreendido por muita gente, que o lê como vilão. O pequeno Eric Lensherr teve seus pais assassinados pelos nazistas durante a II Guerra Mundial, o que o levou a ter ódio pela humanidade e jurar vingança a todos que o fizeram sofrer, pregando a união dos mutantes contra a humanidade, pois, em sua visão, todos os humanos, independentemente de sua nacionalidade ou posicionamento político, sempre desejaram dominar ou exterminar os mutantes. 
Enquanto Xavier (esq.) desejava a coexistência pacífica entre humanos e mutantes, Magneto pregava a  luta pelos direitos mutantes através do uso da força.


O pai de Malcolm X foi brutalmente assassinado quando ele tinha 6 anos de idade. Passou a juventude em orfanatos ou cometendo pequenos delitos, até que teve sua vida mudada após ser preso. Ao sair da prisão e  ter contato com o islamismo, ele se tornou um dos principais líderes pelos direitos das populações negras. Mas, ao contrário de Martin Luther King, Malcolm X pregava a separação total entre Negros e brancos, a resistência armada e o famoso "combater fogo com fogo", pois não seria possível uma convivência interracial sem conflitos, depois de tantos séculos de opressão racista contra os Negros em diversas partes do mundo.
X-Men: Primeira Classe é o filme mais maduro da franquia, o que mais se aproxima dos quadrinhos e da ideia original de Stan Lee e Steve Ditko, que criaram os X-Men em 1963 e aprimoraram durante a década de 1970, época em que estes e outros movimentos sociais estavam eclodindo. É onde Magneto e Xavier expõem pela primeira vez seus pontos de vista, que os farão seguir por caminhos opostos, apesar de, no fundo, ambos desejarem a mesma coisa: acabar com as diferenças de condições entre humanos e mutantes, na metáfora perfeita para se pensar os vários caminhos que nos levam a lutar pela igualdade étnicorracial. Com qual dos dois você se identifica?

2 comentários:

  1. Uma pena mas só assisti a um dos filmes, não tenho maiores conhecimentos pra opinar, dizer com que pontos me identifico.

    =\

    Mesmo assim deixo um beijo de boa semana, tá?

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, Luna!
    Eu acho que o meio termo seria a melhor coisa. Não acho que só apanhar sem revidar resolva alguma coisa, mas também não acho que pagar com a mesma moeda seja a solução pra se resolver qualquer problema...
    Mas se eu tivesse que escolher um lado, acho que estaria mais pra malcolm X/Magneto
    Beijo, querida!

    ResponderExcluir