quarta-feira, 7 de setembro de 2011

"O Olho Azul" de Rodrigo Lombardi

O ator Rodrigo Lombardi deu declarações racistas na final da "Dança dos Famosos"


Como eu não sou de assistir esses programas (nem da Globo nem de outras emissoras, com todo respeito aos que gostam), levei um certo tempo pra ver e ouvir as barbaridades que o ator Rodrigo Lombardi, o "Herculano Quintanilha" da novela O Astro falou na final da "Dança dos Famosos" do programa do Faustão, no domingo passado. O ator, ao se referir a um dos seus "ídolos" desde a época de criança, Sammy Davis Jr., o classificou como um "negro, caolho de 1,50m..." mas que de tão bom que era, "saía do palco loiro, 2 metros de altura e de olho azul". 
Pior do que a declaração infeliz de Lombardi, é a naturalidade com que ele fala. E mais chocante do que a transmutação do "negro caolho" em "loiro de olho azul" (será que ele só tinha um?) é perceber a passividade e até os risos da plateia.
O racismo entra nas nossas casas todos os dias sem pedir licença. Seja pela ausência de negros em papéis de destaque na TV, seja pela banalização das nossas crenças, pela violência policial, pela falta de uma educação e saúde pública gratuita de qualidade nos locais periféricos, onde infelizmente somos maioria e até através desta maneira ainda mais cruel de discriminação, a que apenas aos "loiros de olhos azuis" são permitidas as qualidades, os benefícios e os valores.
E ainda tem gente que vê atitudes como essa e dizem que "ele não fez por mal", e é justamente aí que está o problema. Foi essa "inocência" que permitiu que negros fossem escravizados por séculos, já que eram considerados "bens semoventes", "criaturas sem alma".
Como minha sábia mãe sempre diz, "de boas intenções o inferno tá cheio..."

Segue um dos links dos vários vídeos sobre o assunto que tem no YouTube. Quem tiver tempo, eu recomendo que leia os comentários das pessoas que assistiram. 


http://www.youtube.com/watch?v=F6cHTP2orZY&feature=youtu.be

5 comentários:

  1. Ele quis dizer que o artista se transformava no palco, que se agigantava de tanto talento, é claro, só que, de fato, usou uma comparação que revela preconceito latente.

    Cena triste essa.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. É esse o problema, Luna. Ele tentou fazer um "elogio" ao seu "ídolo de infância", mas usou uma péssima comparação, que só comprova o quanto as pessoas vão se acostumando com o racismo, achando tudo normal...

    ResponderExcluir
  3. Querendo elogiar o talento de seu ídolo, mostrou seu racismo disfarçado, quando colocou no rol dos feios a cor negra e dos belos a cor branca. Esse tipo de preconceito é um dos mais nocivos porque passa despercebido e, dessa forma, vai entranhando na mente das pessoas. É importante que textos como esse sejam divulgados pra que mais gente perceba e procure mudar tanto racismo ainda existente!
    Excelente post, parabéns!
    Beijo e, obrigada pela visita ao meu blog!

    ResponderExcluir
  4. Isso tudo é verdade... infelizmente as coisas são assim!
    É triste

    ResponderExcluir