terça-feira, 13 de setembro de 2011

A mulher mais bonita do mundo é NEGRA!

A angolana Leila Lopes foi consagrada Miss Universo 2011

Nem sei por onde eu começo...
Eu poderia começar falando sobre o racismo histórico iniciado na Europa e que se espalhou pelo mundo como um vírus, que tenta convencer as pessoas de que existe uma "superioridade" física, intelectual ou biológica das populações brancas sobre as negras, ou dos europeus sobre os africanos. Poderia falar sobre os comerciais de TV, as novelas e os blocos de carnaval de Salvador, uma das cidades mais negras do mundo, que acham que "gente bonita" é sinônimo de gente branca.
Mas deixa isso pra depois. Como a própria Leila disse momentos após vencer o concurso, quando questionada sobre o racismo que existe no Brasil, "acho que pessoas preconceituosas é que precisam procurar ajuda, porque não é normal, em pleno século XXI, alguém ainda pensar dessa forma."
Leila Lopes, de 25 anos, nascida em Angola, foi coroada Miss Universo 2011, vencendo a Miss Ucrânia e a controversa Miss Brasil. Eu não assisti o concurso, mas a agitação nas redes sociais e até por aqui pela rua foram tão grandes que acabei mudando pra Band e, qual não foi minha grata surpresa quando vi a Miss Angola vencer um concurso de beleza, onde o padrão hegemônico estava em evidência. Claro que as outras eram bonitas também. Isso é inquestionável. O que convém dizer é que beleza não tem cor nem lugar específico pra surgir e foi muito bom ver a reação do público brasileiro torcendo por ela.

A Miss Angola desfilando pela 1ª vez como Miss Universo

Leila não é a primeira negra a vencer o Miss Universo, mas é um feito raro nestes 60 anos de concurso. Dentre as 4 africanas que já venceram, Leila, junto com Mpule Kwelagobe, Miss Botsuana de 1999, são as únicas representantes negras do continente.
Uma mulher NEGRA e linda, que não precisou se transformar em nenhuma loira de "olho azul" pra se impor no palco, embora houvesse várias dessas por lá, viu, Rodrigo Lombardi?
Em tempo: Quem diria há 50 ou 100 anos atrás que, ao mesmo tempo, o homem mais poderoso (Barack Obama) e a mulher mais bonita do mundo (Leila Lopes) seriam negros e de origem africana?
Serão esses os ventos da mudança? A realização do sonho de Martin Luther King? Ou eu é que estou sendo otimista demais?
Não sei de nada. Só sei que Leila é linda e eu tô apaixonado...


8 comentários:

  1. Que show viu. Mulher linda mesmo. E seu texto muito bem escrito [como sempre é claro] mas, não dá pra deixar de pontuar. =]

    É realmente muito bom mesmo ver uma mulher negra sendo considerada a mais linda, entre tantas.
    Sendo apenas mulher e linda.

    E quando ao racismo, deixa ele para os tolos.
    Enquanto eles se desgastam nos odiando ou pensando ser superiores com seus discursos ridículos, nós estamos ae, conquistando tudo a nossa volta.

    Beijinhos Nguni. =] Axé.

    ResponderExcluir
  2. Brigadão, July!
    Eu entendo o que vc quis dizer e concordo inteiramente. Ela não foi eleita por ser negra e sim por ser linda, carismática, inteligente, simpática etc.
    Espero que um dia a cor da pele não seja levada em consideração pra nada, mas quando fatos como esse acontecem eles se tornam simbólicos, justamente por não acontecer com tanta frequência.

    ResponderExcluir
  3. A beleza, a simpatia, a postura e todos os outros aspectos que foram avaliados, fazendo com que o concurso tivesse um resultado justo e motivador, uma vez que os fatos não se renderam ao preconceito.

    Linda sim, título mais do que merecido.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. Adorei ver Leila vencer o concurso pois realmente era a mais bela e além da beleza ainda carisma e até humildade nas entrevistas pós título . É uma pena muita gente ficar admirado que a mulher mais linda do mundo veio da áfrica , como escutei algumas "pessoinhas" comentarem . Admiração da beleza que veio do Berço da Humanidade ? Acho que as pessoas desconhecem de onde realmente vieram .
    Retribuindo sua visita e voltarei mais vezes . Um abraço .

    ResponderExcluir
  5. Ela e realmente linda demais. *-*'
    Estou muito feliz que uma mulher negra e considerada A mais linda do Mundo. ^^'


    Beijos =*

    ResponderExcluir
  6. Ser negra e linda equivale a ser pobre e do mais desassistido lugar do mundo e passar em primeiro lugar no vestibular.

    ResponderExcluir