sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Por que não existem técnicos negros na elite do futebol brasileiro?

No país onde o maior jogador de todos os tempos e o mais badalado jogador da atualidade (respectivamente, Pelé e Neymar) são negros, sem falar em todos os outros inúmeros grandes jogadores que construíram seu nome na história do futebol (como Reinaldo do Atlético-MG na década de 1970, que comemorava seus gols com o punho pro alto, em referência aos Panteras Negras americanos), por que não temos treinadores negros na Série A do Campeonato Brasileiro, um dos campeonatos mais disputados e miscigenados do mundo? Quando foi que teve um técnico negro na Seleção Brasileira?
Além disso, faltam narradores e comentaristas negros nas transmissões esportivas, mas isso é um assunto para os próximos capítulos...
Fato é que os negros são úteis enquanto comandados, mas são preteridos nos postos de comando das equipes. A vez mais recente em que um negro assumiu uma grande equipe foi o ex-jogador Andrade no Flamengo, mas ainda assim, de maneira controversa. Andrade passou anos como auxiliar do clube, assumindo a equipe principal nos momentos em que o técnico principal era demitido. Devido aos seus bons resultados, que culminaram com o título da equipe carioca em 2009, o ex-auxiliar foi efetivado, mas posteriormente demitido ao término do campeonato, mesmo contra sua vontade.
Outro fato intrigante é que, mesmo sendo o então campeão nacional, nenhum outro grande clube o contratou, ao contrário do que acontece com os outros técnicos que são demitidos de uma equipe por maus resultados, mas em um curto espaço de tempo, estão em outro time grande do Brasil ou em times e seleções menores de outros países. Enfim, isso não pode ser coincidência...
Fiz uma pesquisa rápida aqui pra comprovar a indagação feita no título da postagem. Confira os técnicos em atividade na Série A do Brasileirão na 18ª rodada:

O técnico Andrade foi uma exceção ao treinar o Flamengo em 2009.


Time                             Técnico

América-MG                 Givanildo de Oliveira 
Atlético-GO                   Hélio dos Anjos
Atlético-MG                  Cuca
Atlético-PR                    Renato Gaúcho   
Avaí                               Toninho Cecílio
Bahia                              Renê Simões 
Botafogo                        Caio Jr.
Ceará                             Vágner Mancini
Corinthians                     Tite 
Coritiba                         Marcelo Oliveira
Cruzeiro                        Joel Santana
Figueirense                    Jorginho
Flamengo                      Wanderley Luxemburgo
Fluminense                    Abel Braga     
Grêmio                         Celso Roth
Internacional                 Dorival Jr.  
Palmeiras                      Luiz Felipe Scollari
Santos                           Muricy Ramalho
São Paulo                     Adílson Batista
Vasco                           Ricardo Gomes

TODOS os 20 técnicos acima são brancos. Que coisa, não?
  




4 comentários:

  1. Eu nunca tinha parado para pensar nisso , mas é a pura verdade .
    seguindo o blog , passa no meu e se gostar segue e comenta em algum post .
    http://andyantunes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. O brasileiro aceita com passividade todas as situaçoes impostas ,ainda nao temos e nao somos um povo de mentalidade liberta,se prendemos a esteriotipos ,de povo de terceira categoria,temos de tudo no pais e ao mesmo tempo nao usufruimos de nada(fato)Pais 5 vezes campeao do mundo.....nordeste fome,centro-oeste roubo,norte longe,sul (outro pais),sudeste sem comentarios,Futebol eu amo assisto todos e qualquer jogo...mas em si e´´o reflexo mas claro da sociedade(pais).

    ResponderExcluir
  3. E o problema, glorioso alvinegro, é que quando os grupos sociais que se sentem prejudicados (como os negros, homossexuais, estudantes, trabalhadores etc.)tentam reverter a situação, protestar e ir à luta pelos seus direitos, muitas vezes são mal vistos por aqueles que estão acomodados na sua zona de conforto.

    ResponderExcluir