sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Sugestão de Leitura: Mitologia dos Orixás, de Reginaldo Prandi

Ano de Publicação: 2001
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 592

Mitologia dos Orixás, do sociólogo da USP Reginaldo Prandi, é o maior registro sobre os mitos que circundam o universo iorubá. A obra conta com 301 contos que retratam o lado "humano" das divindades, aproximando-as de nossas angústias e inquietações e nos dando exemplos. Aprendi muito com esse livro, porque ele explica a razão de vários tabus aos quais os filhos de santo são submetidos, apresenta várias fotos e outras indicações de leitura. Os 301 contos escolhidos não o são de forma aleatória. 301, para a tradição iorubá, representa o sem-número, o incalculável. O Infinito.
Sem fazer juízo de valor, já que cada um crê no que quer ou não crê em nada e merece respeito do mesmo jeito, é fascinante para nós que fomos criados tendo a tradição cristã como referência, podermos ver as divindades com problemas e sentimentos que seriam comuns a qualquer pessoa.
Contudo, é importante  considerarmos que os mitos sobre os orixás são oriundos das tradições orais africanas, principal meio de difusão do conhecimento dos mais velhos para os mais novos. Assim, muitas dessas histórias não devem ser levadas ao pé da letra, pois, fazendo um paralelo com a bíblia e as famosas parábolas de Jesus, apenas a título de comparação, seu texto se propõe a dar exemplos e lições, não significa necessariamente que tais fatos ocorreram (apesar de também não negarem tais fatos)
Assim eu finalmente descobri por que Exú sempre é o primeiro nas cerimônias, sendo homenageado juntamente com qualquer outro orixá, descobri como Xangô se tornou o rei de Oió, dentre outras coisas. A leitura é fácil e prazerosa e os contos são pequenos, então dá pra ler sem compromisso e sem pressa de acabar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário