segunda-feira, 8 de março de 2021

8 de Março - Dia Internacional da Mulher

 


Sobre as interseções entre gênero e raça, bell hooks é uma das maiores vozes. No trecho abaixo, hooks fala sobre o discurso de Sojourner Truth, mulher Negra ex-escravizada que respondeu à provocação de um homem branco durante a convenção anual do movimento pelos direitos das mulheres em Akron, Ohio, em 1852. O homem teria dito: "Eu não acredito que você é realmente uma mulher". As feministas brancas também acharam inadequado uma mulher Negra falar publicamente em um evento como aquele. Sojourner Truth, então, encarou todos os protestos de homens E de mulheres brancas e discursou:

"Penso que entre as negras do Sul e as mulheres do Norte, todas estão falando sobre direitos, os homens brancos logo, logo vão ter problemas. Mas sobre o que tudo isso aqui está falando? Que o homem lá fala que as mulheres precisam de ajuda para subir na carruagem, para passar sobre as valas e para ter os melhores lugares [...] e eu não sou uma mulher?
Olhem para mim! Olhem para o meu braço!
Eu lavrei e plantei e juntei os grãos no celeiro e nenhum homem conseguia passar na minha frente - e eu não sou uma mulher?
Eu conseguia trabalhar tanto quanto qualquer homem (quando conseguia trabalho), e aguentar o chicote também - e eu não sou uma mulher?
Pari cinco crianças e vi a maioria delas sendo vendidas para a escravidão, e quando chorei meu luto de mãe, ninguém além de Jesus me ouviu - e eu não sou uma mulher?"
(Sojourner Truth, citada por bell hooks, p. 252-253).


Nenhum comentário:

Postar um comentário