domingo, 10 de fevereiro de 2019

Sugestão de Filme: Guia da História Negra por Kevin Hart


Estreou recentemente na Netflix o Guia da História Negra, por Kevin Hart (Kevin Hart's Guide to Black History, no original), um filme que, como o título sugere, aborda grande ícones Negros da história dos Estados Unidos, de forma mais "leve", mas com seu humor ácido característico.
Neste filme, Hart tenta elevar a autoestima de sua filha, que acreditava que a história Negra na América foi só dor e opressão, como a historiografia tradicional ainda insiste em abordar, e passa a contar sobre o sucesso de diversos personagens históricos do país.

Kevin Hart começa falando sobre Harriet Tubman, ex-escravizada que, em 1849, conseguiu fugir rumo ao norte e se instalou na Filadélfia, onde arrumou emprego e moradia. Harriet trocaria a segurança da liberdade no Norte para voltar a Maryland uma dezena de vezes para libertar outros escravos. Operando na Underground Railroad (Rota Subterrânea) – como ficou conhecido o conjunto de estradas, caminhos e esconderijos secretos usados por escravos e abolicionistas para libertação de pessoas – Harriet comandou missões a seu estado natal para libertar entre 60 e 70 escravos, entre parentes e amigos. Você pode ler mais sobre a história de Harriet Tubman AQUI.

Com trajetória parecida, Henry "Box" Brown é citado pelo fato de ter sido um ex-escravizado que conseguiu fugir numa caixa de madeira, em um navio de carga, de Richmond para a Filadélfia, onde a escravidão já havia sido abolida, ajudando diversas pessoas a fazerem o mesmo depois.

Outro mencionado no filme é Frederick Douglass, escritor abolicionista visto como o "pai dos direitos civis" dos EUA, por ter conseguido a inclusão de Negros ao exército estadunidense durante a Guerra Civil, e permanecido na luta por igualdade entre as raças. Sua autobiografia é um dos livros mais famosos no país.

Mae Jemison, a primeira astronauta Negra a ir para o espaço, superou muitas barreiras para participar da missão STS-47, a bordo do ônibus espacial Endeavour, em 1992.

Josephine Baker, famosa cantora e dançarina americana, naturalizada francesa em 1937, que usou de sua popularidade e prestígio para atuar como espiã durante a II Guerra Mundial, ajudando a derrotar o fascismo na Europa, além de lutar ao lado de Martin Luther King pelos direitos civis nos EUA. Josephine ainda adotou doze crianças órfãs de várias etnias e nacionalidades.


Por falar em música, Robert Johnson é representado como um dos maiores expoentes do blues e precursor do estilo, influenciando ninguém menos que Muddy Waters. Pode também ser considerado um dos criadores do Rock 'N Roll, por ter influenciado grandes nomes, como Led Zeppelin, Bob Dylan, Eric Clapton, The Rolling Stones e muito mais.

Robert Smalls, Matthew Henson, Jesse Owens, Joe Louis e Bessie Coleman, entre outros, também tiveram suas histórias contadas.

Muitos outros, inclusive mais famosos são apenas citados ou mencionados em fotografias, como Barack Obama, Beyoncé, Muhammad Ali, Nina Simone, Michael Jordan etc.

Confesso que não sei se existe uma produção semelhante ao Kevin Hart's Guide to Black History no Brasil. É bem possível que tenha, mas não com a mesma facilidade na linguagem e no acesso, como este filme da Netflix. A produção é importante pra motivar as pessoas Negras (principalmente crianças) a se interessarem mais pela própria história. O conhecimento é uma das maiores armas que podemos ter na luta contra o racismo, no fortalecimento de nossa identidade e da nossa autoestima. Um povo que se conhece mais se ama mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário