quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Moradora de Valéria será a Deusa do Ébano do Ilê em 2014

O Ilê estreou no carnaval de Salvador em 1974, sob protestos das classes médias e da "elite" branca local.

Fiquei muito feliz em saber que Cynthia Paixão, moradora do meu bairro, Valéria, no subúrbio de Salvador, foi eleita a Deusa do Ébano na 35ª Noite da Beleza Negra do Ilê Aiyê, o mais tradicional bloco afro do carnaval baiano, justamente no ano que a agremiação completa 40 anos desde seu primeiro desfile.
A Noite da Beleza Negra é mais que um concurso para escolher a mulher mais bonita do "Mais Belo dos Belos". Neste concurso, vence quem alia a beleza com a inteligência, consciência racial, reconhecimento das lutas que o Ilê trava em prol da defesa do Povo Negro contra o racismo e outra série de atributos que vão muito além da aparência física, pois beleza sem conteúdo é como uma concha vazia, e nós não precisamos disso.
Sempre a vejo passar, mas não temos muito contato. Apesar disso, fiquei feliz por ela como se fosse alguém da minha família. Torço de verdade, porque cada vitória de um de nós é uma vitória de todos nós!!
Mais uma vez, fica aqui registrado o meu orgulho e desejo de que dê tudo certo. 
Neste domingo, o Ilê fará mais um show no Parque da Cidade, às 11h da manhã e a entrada é totalmente grátis. Claro que estarei lá!!
Ufanisi!

Nenhum comentário:

Postar um comentário