quarta-feira, 25 de maio de 2011

Vasco lança ação de marketing contra o racismo: "Eu Abro Mão"

Já contei aqui mesmo nesse blog sobre o pioneirismo do CR Vasco da Gama em aceitar negros e operários na equipe, coisa que o Fluminense (quem lembra a história do "pó-de-arroz"?), por exemplo, só permitiu que acontecesse em seu estatuto apenas em 1975!!
O Vitória da Bahia, assim como outros clubes tradicionais da época, se recusou a participar do campeonato baiano entre 1913 e 1919, simplesmente porque a regra do campeonato havia mudado e admitido que negros e pessoas de classes sociais "inferiores" pudessem jogar.
Que bom que os tempos mudaram (pelo menos aqui no Brasil) e hoje o jogador é julgado pela sua capacidade, não exclusivamente pela sua cor, apesar do racismo ainda existir de maneira muito forte em vários setores da sociedade.
Imagina o Brasil sem Pelé, sem Romário, Neymar, Dener, Barbosa, Andrade, Robinho, Ronaldinho...
O Vasco lançou oficialmente nesta terça-feira a campanha "Eu Abro Mão", que faz parte das ações para combater o racismo. Antes, o time da Colina já havia feito sua terceira camisa com este tema. Nesta terça, o presidente Roberto Dinamite e alguns dos heróis de 1923, quando o clube conquistou seu primeiro título, foram homenageados. O ídolo cruz-maltino foi o primeiro a ter sua mão estampada no muro de São Januário.

Dinamite comentou sobre a importância que o Vasco teve na inclusão dos negros no esporte no país. Depois de vencer o Carioca de 1923, o clube se recusou a dispensar seus jogadores negros e mulatos para participar do torneio do ano seguinte ao lado de Fluminense, Flamengo, Botafogo, América e Bangu.

- Aquele ato simbolizou a igualdade e democracia, coisas que nós buscamos em nosso dia a dia. Em 1923, grandes vascaínos iniciaram esta trajetória muito bonita para o clube e para o esporte brasileiro. Imaginem o futebol de hoje sem os negros... O maior de todos os tempos foi o Pelé. O Vasco quer unir sempre. Ainda existe discriminação, jogadores sendo xingados. O mundo não permite mais isto. Lá atrás o Vasco mostrou que estava certo. Foi um marco para todo o esporte.

Além do presidente e daqueles heróis, 1923 torcedores também poderão estampar as mãos nos muros da Colina histórica.

Como participar

Para concorrer, o torcedor precisa utilizar o aplicativo que está disponível na página do patrocinador do Vasco no Facebook (www.facebook.com/Penaltybr), e também pode ser instalado no perfil no Orkut. Pela webcam, a pessoa terá que capturar uma imagem da mão. Com isso, estará automaticamente no sorteio que escolherá as 1923 mãos. Quanto mais cedo os torcedores se cadastrarem, mais chances terão, já que os sorteios irão acontecer a partir do momento que a campanha estiver no ar até o dia 27 de maio. Os que os não forem escolhidos ainda terão a chance de colocar a marca da mão em um "muro" virtual.

Fontes: Globoesporte.com/ SuperVasco.com/ Site Oficial do CR Vasco da Gama

Nenhum comentário:

Postar um comentário