quinta-feira, 5 de maio de 2011

Federação de Futebol da França abre inquérito para investigar cotas raciais

Ex-companheiros de Blanc defendem o treinador das acusações de racismo, mas consideram caso uma polêmica e pedem punições aos responsáveis


Por GLOBOESPORTE.COM Paris

Laurent Blanc durante coletiva da seleção francesa (Foto: AP)
Laurent Blanc é acusado de racismo (Foto: AP)


O polêmico esquema de cotas raciais denunciado pela imprensa francesa vai parar na justiça em breve. A Federação de Futebol da França confirmou que fará uma investigação para apurar se as acusações feitas aos dirigentes e ao técnico Laurent Blanc são verdadeiras. Em reportagem do site Mediapart, a FFF foi acusada de estipular que, nos campos de treinamento das categorias de base do futebol francês, se limitasse a 30% o número de jogadores negros ou árabes.
- A Federação de Futebol da França criou uma Comissão de Inquérito para ouvir os acusados e determinar o que está correto. Esperamos ter as decisões em uma semana. Um Conselho Federal irá se reunir e receberá as provas para analisar - explicou nota oficial da Federação.
O diretor técnico da Federação Francesa de Futebol (FFF), François Blanquart, já havia sido suspenso pelo Ministério de Juventude e Esportes no último final de semana. Segundo o site francês, Blanquart, além de Blanc e o treinador das categorias inferiores, Eric Mombaerts, teriam se reunido para falar sobre o problema da entrada nos centros de formação franceses de jovens procedentes da África com dupla nacionalidade que, posteriormente, defendem as cores de seus países de origem.
Blanquart seria o principal motivador para que se impusesse um limite ao número destes jovens a serem inscritos e Blanc teria concordado. Os ex-companheiros do atual comandante dos Bléus, no entanto, não acreditam que o ex-jogador seria capaz disso. Mas Vieira, negro que fez sucesso na seleção campeã do mundo em 1998, considera a possível reunião e as declarações que o técnico teria dado um absurdo.
- Conheço o Laurent Blanc. Sempre tive um bom relacionamento com ele. Não acredito que ele é racista, mas estou surpreso com o que está sendo falado. Quando li os comentários que ele teria dito me surpreendi. É um escândalo - lamentou o jogador, que encontrou eco nas palavras de outro campeão do mundo em 1998, Bixente Lizarazu.
- Tem que se pesar tudo isso com o histórico do homem. Blanc nunca teve atitudes racistas. Ele é totalmente o oposto do que estão falando e vem fazendo um ótimo trabalho na França. Não podemos estragar tudo assim - comentou.
Alou Diarra, volante capitão da seleção francesa, que também é negro, foi outro que disse não acreditar que Blanc adotaria tal postura.
- Ele não é racista - resumiu.
O momento não é nada bom para a seleção da França. Depois de muitas polêmicas entre os jogadores e o técnico Raymond Domenech na Copa da África do Sul, agora é a vez de Laurent Blanc passar por um momento nada agradável.


Fonte: globoesporte.com

Um comentário: