quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Sugestão de leitura: Os Jacobinos Negros, de C.L.R. James

 


"Em agosto de 1791, passados dois anos da Revolução Francesa e dos seus reflexos em São Domingos, os escravizados se revoltaram. Em uma luta que se estendeu por doze anos, eles derrotaram, por sua vez, os brancos locais e os soldados da monarquia francesa.

Debelaram também uma invasão espanhola, uma expedição britânica com algo em torno de sessenta mil homens e uma expedição francesa de semelhantes dimensões comandada pelo cunhado de [Napoleão] Bonaparte. A derrota da expedição de Bonaparte, em 1803, resultou no estabelecimento do Estado Negro do Haiti, que permanece até os dias de hoje." (p.15)

"Os Jacobinos Negros - Toussaint L'Ouverture e a revolução de São Domingos", de C.L.R. James, trata sobre a única revolução que ocorreu em solo americano, se considerarmos o conceito literal da palavra. O Haiti foi a única nação onde ex-escravizados derrotaram seus senhores e assumiram o poder, deixando de ser colônia e proclamando uma República.


O Haiti se tornou um símbolo de esperança para as populações Negras da América do século XIX e o terror das potências mundiais, que não reconheceram sua independência, promoveram longos boicotes e destruíram o país completamente. Os reflexos disso são sentidos até hoje. Não é por acaso que o Haiti ainda é um dos países mais pobres do mundo.

A Revolução Haitiana é mais um dos capítulos da História que não tem o reconhecimento que merece, pois seus ecos ainda tiram o sono de muita gente...





Nenhum comentário:

Postar um comentário