terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Rebelião Escrava no Brasil, de João José Reis



 "Na noite do dia 24 para 25 de janeiro de 1835, um grupo de africanos escravos e libertos ocupou as ruas de Salvador, Bahia, e durante mais de três horas, enfrentou soldados e civis armados. Os organizadores do levante eram malês, termo nagô pelo qual eram conhecidos na Bahia os africanos muçulmanos."

"Rebelião Escrava no Brasil", de João José Reis, é o estudo mais aprofundado sobre a Revolta dos Malês.  Muito importante ter referências próximas sobre nossa história, porque, mesmo apesar dos lentos avanços do ensino de História desde a Lei 10.639/03 e da Lei 11.645/08, que obrigam o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena, os livros didáticos e a própria historiografia tida como "clássica" ainda prioriza os acontecimentos das populações brancas do Sudeste.

Sou fascinado pela história da Bahia, principalmente a de Salvador, mas só pude ter mais contato com ela quando tive disciplinas na universidade. Por isso, nunca perco a oportunidade de falar um pouco sobre o assunto aos meus alunos, pra que eles possam ver a cidade e a si mesmos de outra forma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário