segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Sugestão de leitura: "Entre o Mundo e Eu", de Ta-Nehisi Coates

 



Quando eu soube que Ta-Nehisi Coates seria o novo roteirista das HQ do Pantera Negra, fui procurar saber um pouco mais sobre ele e conheci este livro. Ironicamente, Ta-Nehisi  é filho de um veterano de guerra e ex-membro do Partido dos Panteras Negras, William Coates. 

Em "Entre o Mundo e Eu", Coates escreve como se fosse uma carta para o filho, que tinha acabado de completar 15 anos. Relembra sua infância em Baltimore e discute as grandes tensões raciais dos EUA.

Questiona o que é estar em um corpo Negro que, no passado, foi explorado pela escravidão e pela segregação e, nos dias atuais, é ameaçado, encarcerado e assassinado.

Meu filho só tem 3 anos, mas acho que todo pai ou mãe de uma criança Negra se pergunta sobre como tratar de questões tão vitais e, ao mesmo tempo tão complexas. Todos nos preocupamos com o futuro deles nesse mundo brankkko e abertamente racista, independentemente do espectro político no poder. Sabemos que existe "a pele alva e a pele alvo", como diz Emicida e como os jornais nos lembram diariamente.

No fim das contas, desejamos que nossos filhos tenham uma vida melhor e menos complicada que a nossa, por isso, como todo bom professor, apontamos caminhos, ao invés de oferecer respostas prontas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário