quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Luke Cage, um Herói Necessário


Acabei minha maratona Luke Cage há menos de uma hora atrás. 13 episódios em 3 dias! Vou tentar ser o mais espontâneo possível, sem dar spoiler pra quem ainda não assistiu.

 "Marvel's Luke Cage" é uma série da Netflix criada por Cheo Hodari Coker, estrelada por Mike Colter, e que ainda tem Alfre Woodard (Mariah Dillard), Mahershala Ali (Cornell Stokes/"Boca de Algodão"), Simone Simmick (Misty Knight) e Rosario Dawson (Claire Temple), entre outros. Tem também a participação da atriz brasileira Sônia Braga, interpretando a mãe de Claire.

Luke Cage é um ex-presidiário que foi condenado por um crime que não cometeu. Ainda na prisão, ele torna-se cobaia de um experimento científico que acaba tornando sua pele impenetrável e a prova de balas. Desde que sai da prisão de Seagate, uma série de acontecimentos faz com que ele se dedique a proteger sua comunidade (o Harlem, em Nova York), ao mesmo tempo em que tenta limpar seu nome.
Comparando o personagem da HQ com sua representação em live-action, podemos dizer que Mike Colter foi uma excelente escolha pra viver o Herói do Harlem.

Mais do que sobre a sinopse da série, o que quero falar mesmo é sobre o que ela representa. Luke Cage é um herói necessário, por diversos motivos: por mostrar um dos raros heróis Negros, em um panteão de brancos, por todas as referências e citações a diversos ícones Negros (Frederick Douglass, Malcolm X, Martin Luther King, Marcus Garvey, Michael Jordan, Notorious B.I.G., Beyoncé, Duke Ellignton, Prince, Michael Jackson, Angela Davis etc.) e por ser uma obra de ficção que conta com vários elementos reais. Não há vilões caindo do céu com poderes extraordinários. No Harlem, os principais inimigos são a corrupção, a violência policial, o tráfico e outros problemas comuns à maioria dos bairros periféricos de maioria Negra, seja nos EUA, no Brasil ou em qualquer lugar.

A série também se destaca por abordar indiretamente as recentes tensões raciais que se intensificaram nos Estados Unidos, após a morte de vários jovens Negros pela polícia, principalmente Trayvor Martin, assassinado em 2012, na Flórida e Michael Brown, morto em 2014, em Ferguson (motivo pelo qual Luke usa um capuz a maior parte do tempo, fato declarado pelo próprio Mike Colter) além do movimento Black Lives Matter ("Vidas Negras Importam").

A trilha sonora é um dos pontos mais altos da série, com muito Soul, Jazz, R&B e Hip-Hop, a exemplo de Nina Simone, Wu Tang Clan (com o prórpio Method Man fazendo participação especial em Bulletproof  Love, rap exclusivo pra série), Charles Bradley, The Delfonics, The Stylics e muitos outros.
Luke Cage foi uma das séries mais emocionantes e representativas que já vi. É muito bom saber que a geração atual pode se ver melhor representada, pode ter referências, alguém em quem se inspirar e que se pareça com ela, mesmo que o cenário atual não pareça favorável. 

"Toda essa gente falando mal do Luke Cage... A maioria dessa gente usa malha! Quem pensaria que um Negro de capuz poderia ser um herói?"

Plain Gold Ring (Nina Simone)


Bulletproof Love (Method Man)



Nenhum comentário:

Postar um comentário