segunda-feira, 21 de março de 2016

O Dia Internacional Contra a Discriminação Racial e o Massacre de Sharpeville


A data de hoje, 21 de março, passou a ser lembrada como o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial pela ONU devido ao assassinato de 69 pessoas e quase 200 feridos, num ataque promovido pela polícia, em repressão aos protestos contra a Lei do Passe em Sharpeville, na África do Sul.

Segundo essa lei, as pessoas Negras precisariam de uma autorização para circular em determinadas áreas majoritariamente brancas do país, e sua presença era bastante restrita. Caso desrespeitassem, poderiam ser presas.

em 21 de março de 1960, milhares de pessoas saíram às ruas para um protesto pacífico contra essa lei absurda, apenas uma das várias facetas do racismo perpetrado pelo sistema do Apartheid sul-africano, quando foram duramente reprimidas pela polícia que, sem nenhum aviso prévio, atirou contra homens, mulheres e crianças desarmadas.

Sharpeville mostrou que a luta contra o racismo e contra o status quo deve ser contínua. Jamais devemos baixar a cabeça ou obedecer às leis injustas. Décadas se passaram e incontáveis vidas foram perdidas, até que a África do Sul pudesse, finalmente, ser livre, embora as chagas do racismo ainda estejam presentes lá, aqui e em qualquer lugar do mundo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário