segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Dia de Martin Luther King



Hoje, 18 de janeiro de 2016, é feriado nacional nos Estados Unidos, em homenagem ao pastor evangélico e grande líder Negro na luta pelos direitos civis, Martin Luther King Jr., feriado que é comemorado toda a terceira segunda-feira do mês de janeiro, por ser próxima à data em que ele nasceu (15 de janeiro de 1929).

O Dia de Martin Luther King foi estabelecido em 1983 e é um dos três únicos feriados estadunidenses em homenagem a uma pessoa específica. Os outros dois são o President Day (Dia do Presidente, a terceira segunda-feira de fevereiro), homenageando os antigos presidentes, especialmente George Washington e Abraham Lincoln, e o Columbus Day (Dia de Colombo, comemorado na segunda segunda-feira de outubro), para Cristóvão Colombo, tido como o "descobridor da América" pela historiografia oficial.

Enquanto isso, aqui no Brasil, o 20 de Novembro é um feriado facultativo, ignorado até mesmo em Salvador, a cidade mais Negra do mundo fora do continente africano. Continuamos sem datas que verdadeiramente nos representem, enquanto existem dezenas de datas celebrando ícones militares ou santos católicos.

Até quando teremos de esperar?
No link abaixo tem um pouco mais sobre Martin Luther King Jr. Confira:


Hoje é o Dia de Martin Luther King

Nenhum comentário:

Postar um comentário