quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Onde estão os candidatos Negros na política brasileira?

Em 2013, somente 55 (10,7%) dos 513 deputados federais eram Negros. Já no Senado, o número era ainda menor. Apenas três (3,7%) em 81 parlamentares
Já vinha pensando em escrever sobre isso há alguns dias e hoje, coincidentemente, vi esse gráfico e um artigo sobre o assunto no Portal Geledés. São perguntas recorrentes: onde estão os Negros e Negras na política brasileira? Por que nossa representatividade é tão pequena, se somos maioria da população no país?

O Brasil do século XXI ainda carrega o fétido ranço do colonialismo. Mesmo que a Constituição assegure direitos iguais a todos os cidadãos, na prática, ainda é extremamente difícil ver Negros e Negras ocupando cargos de chefia em grandes empresas, times de futebol ou em cargos políticos. A eterna "Sombra do Véu", metáfora utilizada brilhantemente por DuBois para representar o racismo, em The Souls of Black Folk ("As Almas da Gente Negra"), ainda impede a ascensão de pessoas Negras aos cargos majoritários, relegando-as ao papel de coadjuvantes. Há dois anos atrás, por exemplo, entre todos os candidatos à prefeitura de Salvador, Hamilton Assis, do PSOL, era o único Negro encabeçando a chapa. Todas as demais candidaturas, oportunamente, tinham um branco como titular e um (a) Negro(a) como vice. Por que não o contrário?

Estamos há poucas semanas das eleições e o mesmo pode ser observado nas campanhas ao Governo, Senado, Presidência e Câmara. Faltam candidatos Negros, assim, com N maiúsculo, que comprem a briga e defendam a nossa causa na luta contra o racismo e contra a falta de oportunidade das populações Negras em diversos aspectos da sociedade.

Desde que comecei a votar, sempre optei pelos candidatos e candidatas Negr@s que tivessem propostas neste sentido, pelo menos para vereador e deputado. Ainda espero poder fazer isso nas eleições pro Executivo, mas, infelizmente, não será nessas eleições. Não tem nenhum candidato Negro a presidente nem a governador da Bahia, meu Estado. Para o Senado, novamente, só Hamilton Assis, do PSOL. 

Os Estados Unidos da Ku Klux Klan e da Jim Crow já elegeram Barack Obama duas vezes. Até quando vão falar por nós aqui no Brasil?

Veja também: Parlamento branco comprova que mentira cívica' não foi desfeita

Nenhum comentário:

Postar um comentário