quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Grêmio é excluído da Copa do Brasil por unanimidade, após atos racistas da torcida

Aranha, goleiro do Santos, alvo de injúrias racistas pode ter iniciado um movimento histórico

Os cinco auditores do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) decidiram, por unanimidade, excluir o Grêmio da Copa do Brasil, após manifestações racistas de setores de sua torcida contra o goleiro Aranha, do Santos, no jogo de ida pelas oitavas-de-final da competição.

Do ponto de vista técnico, isso não fez tanta diferença, já que o Grêmio perdeu em casa por 2x0, e seria bem difícil reverter esse placar fora de casa. O que interessa aqui é que a decisão do STJD é histórica. O Grêmio foi excluído do campeonato como punição por racismo, não por ter perdido o jogo, e isso tem um significado simbólico muito grande. Tem um impacto negativo na marca do clube, o que pode envolver perda de patrocínios, já que nenhum anunciante quer sua empresa vinculada a algo ruim, além da pecha de "time racista" que o time já carrega.

É público e notório que uma parcela significativa de torcedores dos times gaúchos, principalmente do Grêmio, tem comportamentos xenófobos e racistas. Não são poucos os casos de ofensas a Negros e a nordestinos que se tem notícia, tanto que seus estádios estão na mira do Ministério Público atualmente.
Além da exclusão do campeonato, o clube ainda foi condenado a pagar uma multa de R$ 50.000,00, os torcedores identificados não podem frequentar estádios pelos próximos dois anos e o árbitro da partida também deverá ser punido, já que não registrou nada do ocorrido, mesmo com a insistência do arqueiro santista.

Sejamos sinceros, o racismo não vai acabar depois desta punição, mas o bom é que agora, finalmente o tribunal se posicionou e abriu um precedente importante. A decisão ainda cabe recurso, mas, se confirmada, vai fazer com que o próprio torcedor vigie a pessoa que está do seu lado, como faz quando alguém invade ou atira objetos no campo. Além disso, os outros clubes ficarão mais atentos e podem denunciar, se notarem casos semelhantes acontecendo, isso pode influenciar na reeducação dos torcedores preconceituosos.

Convém salientar que não bastam punições no âmbito esportivo. Racismo é crime inafiançável e deve ser tratado como tal pela justiça comum. As pessoas foram identificadas, logo, precisam ser indiciadas e responder criminalmente.

No mais, parabéns ao STJD por, finalmente, tomar uma decisão exemplar contra um grande clube, coisa que este tribunal está devendo há muito tempo. E parabéns ao goleiro Aranha, por não recuar.
Racismo não é piada, não é mal-entendido, não é "força de expressão". Racismo é crime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário