quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Tambor de Crioula recebe título de Patrimônio Cultural do Brasil

tambor de criola002
O Tambor de Crioula agora é Patrimônio Cultural do Brasil.


Nesta sexta-feira, dia 14 de dezembro, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Maranhão (IPHAN-MA) realizará a cerimônia de titulação do Tambor de Crioula, manifestação da cultura popular registrada em 18 de junho de 2007 no Livro de Registro das Formas de Expressão como Patrimônio Cultural do Brasil. A cerimônia acontece no Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, na Praia Grande. Estarão presentes na solenidade representantes dos grupos de Tambor de Crioula de São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar, além das instituições que congregam os grupos – IPHAN-MA, representado pela superintendente Kátia Bogea; a Comissão Maranhense de Folclore, na figura de Sérgio Ferretti e a secretária de Estado de Cultura (Secma), Olga Simão – e outras autoridades.
Antes da cerimônia, o Comitê Gestor da Salvaguarda do Tambor de Crioula promoverá uma reunião com representantes dos 100 grupos do município da Ilha de São Luís. Além disso, o coordenador geral do comitê, Neto de Azile, apresentará as ações desenvolvidas pelo Comitê no ano de 2012 e do plano de trabalho elaborado para o próximo ano. O IPHAN entregará 100 certificados e, em seguida, uma roda de tambor será realizada na Praça Valentino Cécio para festejar o título do primeiro bem cultural maranhense registrado pelo IPHAN.
O título de Patrimônio Cultural também mobiliza recursos públicos dos governos Federal e Estadual que serão aplicados na proteção do Tambor de Crioula. Com esses recursos, que envolvem um convênio assinado entra IPHAN-MA e Secma de R$ 500 mil na execução do projeto Salvaguarda do Tambor de Crioula. Esses investimentos possibilitarão a realização de encontros, festivais, oficinas e seminários voltados para os praticantes do tambor com objetivo de valorizar e preservar a preservação dessa expressão cultural maranhense. Ainda está prevista a produção de vídeos, gravação de CDs e a compra de equipamentos para o Centro de Referência do Tambor.
Fonte: Portal Geledés

Nenhum comentário:

Postar um comentário