quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Sugestão de Filme: Cafundó (2005)



Loquei essa semana o filme Cafundó, de Paulo Betti e Clóvis Bueno. O filme fala sobre a vida do Preto Velho João de Camargo (interpretado por Lázaro Ramos), um homem que criou sua própria religião e conquistou adeptos de todo o país. João era contra as diversas formas de injustiça que existiam no Brasil e buscava fazer o que tivesse a seu alcance pra ajudar a vida das pessoas mais necessitadas, sem ganhar nada em troca.
 Cafundó se passa na cidade de Sorocaba-SP nas primeiras décadas após a abolição da escravidão e da proclamação da República (entre o final do século XIX e o começo do século XX). Enquanto acompanhamos a saga de João de Camargo, podemos perceber as incertezas que rondavam tanto os brancos quanto os Negros a respeito do que fazer agora que todos possuem  - ou deviam possuir - os mesmos direitos perante a lei.
Outra coisa muito interessante na obra é o trânsito entre as diversas religiões existentes no Brasil. Em uma sequência é possível ver o diálogo de João com os Orixás do Candomblé e da Umbanda, mas logo depois podemos ver igrejas e santos católicos. Sua religião acabou agregando um pouco de cada elemento cultural e despertando a ira dos setores mais conservadores da Igreja Católica, em nome do "progresso" e da preservação dos dogmas originais. Por conta de seu ofício, João de Camargo foi preso diversas vezes, mas continua a ser venerado como um santo e sua Igreja da Água Vermelha conquista um número crescente de fiéis até hoje.

Ficha Técnica

Título: Cafundó
Direção: Paulo Betti e Clóvis Bueno
Com: Lázaro Ramos, Leandro Firmino, Leona Cavalli, Luís Mello, Fransciso Cuoco e Paulo Betti
País: Brasil 
Ano: 2005
Gênero: Ficção
Duração: 102 min



2 comentários:

  1. Valeu, Rafael! Se souber de algum outro filme de temática parecida é só sugerir e compartilhar, ok?
    Abraço!

    ResponderExcluir