domingo, 20 de novembro de 2011

Dia da Consciência Negra. Dia de reflexões

O país cresce, se consolida na esfera internacional, redistribui renda, diminui a taxa de analfabetismo, sobe posições em seu IDH e mantém sua população negra em padrões de vida semelhantes aos países da África Subsaariana. O país vai bem, os negros vão mal. (Douglas Belchior e Jaime Amparo Alves)



Mais do que apenas comemorações e tambores, neste dia 20 de Novembro, não podemos esquecer que o racismo ainda é muito grande no Brasil. Que nós Negros e Negras ainda temos salários inferiores aos dos brancos, ainda que desempenhemos as mesmas funções. Que ainda somos minoria nas universidades públicas, sobretudo em cursos de maior prestígio, como Medicina e Direito, apesar das Ações Afirmativas que, mesmo sofrendo duras críticas daqueles que sentem o seu "lugar ameaçado", estão fazendo um bom papel através do Sistema de Cotas na tentativa de democratizar o acesso das pessoas que historicamente ficaram à margem do "progresso".
Os Negros ainda são ignorados pela mídia nos comerciais, em papéis de destaque e em aspectos positivos, restando apenas as páginas e programas policiais.
O presidente dos Estados Unidos, a Miss Universo, as vencedoras do Prêmio Nobel da Paz e outras pessoas notáveis no mundo são Negras, sinal de que a mudança já começou em vários aspectos. Essas mudanças ainda precisam chegar até o Brasil de maneira mais efetiva. Já provamos que, ao contrário das teorias racialistas do século XIX, que ainda ecoam no século XXI, somos bonitos, inteligentes e capazes, como qualquer outra pessoa, o que nos falta ainda são as oportunidades. Mas não precisaremos pedir, continuaremos conquistando o que é nosso com os nossos próprios esforços!
Viva Zumbi!
Salve os Panteras Negras e os heróis da Revolta dos Búzios!
Salve Nelson Mandela, Martin Luther King, Bob Marley, Mestre Pastinha, Mestre Roque, Vovô do Ilê, Angela Davis, Mãe Stella de Oxóssi, Elisa Lucinda e todos os Negros e Negras que se separaram de suas famílias, atravessaram oceanos e sangraram durante séculos de escravidão para que eu pudesse estar aqui hoje escrevendo isso.

3 comentários:

  1. Que diretoras de escolas compram bolo, vela e refrigerante pra comemorar o aniversário de Zumbi, sem fazer emitir uma palavra reflexiva, que coordenadores oprimem professoras por conta de seus cabelos. Enfim, que o racismo continua. Mas uma ressalva: o preconceito se perpetua de todas as formas; a miss é negra, mas o padrão estético é magro e europeu, a do nobel vem da África, mas o mundo fecha os olhos aos conflitos árabes; e por fim... que Obama é negro, mas a Casa, continua sendo branca. Muito cuidado, o sistema pode ser amis escroto do que podemos imaginar, as vezes. Beijos
    Consciência é pra todos os dias!

    ResponderExcluir
  2. Toda mudança precisa começar por algum lugar né?
    Sei que ainda estamos a anos-luz do ideal, que tudo de positivo que aconteceu ainda é só a ponta do iceberg, mas não podemos ignorar que algo novo está acontecendo.
    Há 30, 40 anos atrás, nada disso parecia possível. O mundo continua racista mas nós Negr@s já estamos conseguindo arrancar aquele Véu que tanto William DuBois falava...
    E claro, concordo com vc, consciência Negra não pode, de jeito nenhum, ficar presa ao mês de novembro!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Eu percebo um crescimento da consciência das pessoas...Isso me anima.

    Beijos, moço querido.

    ResponderExcluir