terça-feira, 29 de março de 2011

Salvador, 462 anos!


Salvador, a primeira capital do Brasil, uma das cidades mais negras do mundo completa nesta terça-feira, 29 de março, 462 anos. Uma cidade linda, mas também cheia de contrastes e contradições. Apesar de existir uma grande parte da população que vive marginalizada, excluída dos camarotes e do lado de fora das cordas dos grandes blocos de carnaval, Salvador possui um povo que vive e sobrevive; que existe e resiste. Que se espreme às 6 horas da manhã no velho Estação Pirajá lotado ou naquele Barra 2 que, de tão cheio, nem consegue fechar as portas.
Salvador tem a turma que vai pro "Pagodão Elétrico", mas também tem aquela galera que veste preto e marca presença todos os dias durante o Palco do Rock. E sim: SALVADOR TEM CENA HEAVY METAL!! Que nossos estimados produtores vejam isso. Tem a rivalidade quente entre Bahia X Vitória (que saudade da Fonte Nova...), tem o acarajé, o abará e a água de coco. Cidade onde temos o Mercado Modelo e o Elevador Lacerda, o Aeroporto DOIS DE JULHO, que tão habilmente roubamos da cidade de Lauro de Freitas; a Capoeira e o Candomblé, o sorvete da Ribeira, o pirão de aipim do Bonfim, além dos diversos pontos turísticos conhecidos internacionalmente.
Mas não podemos esquecer do lado que o turista não vê: a Salvador do racismo e da desigualdade social; que apesar de ter uma população numérica superior de pessoas negras, vê uma minoria ingressar nas universidades públicas (por isso defendo e sempre defenderei as cotas!). A Salvador dos alagamentos e desabamentos toda vez que chove com uma relativa frequência. Dos engarrafamentos da Paralela, da violência que não dá descanso...
Cidade mágica, linda e rica, apesar de João Henrique, Jaques Wagner, seus secretários e nossos estimados vereadores e deputados. Vivo dizendo que ainda me mudo daqui pra Recife ou São Paulo, pra ver se consigo ir ao show de minhas bandas favoritas que nunca pisaram em nosso solo (notadamente Iron Maiden, Metallica e AC/DC), mas é só meu celular sair da área 71 que eu fico louco pra voltar!

PS: 29 de março é também o aniversário da conquista da Taça Brasil pelo Tricolor de Aço, o Esporte Clube Bahia, oficialmente, o primeiro Campeão Brasileiro. Bora Bahêa Minha Porra!!

2 comentários:

  1. Amei o post!! Tem também a Feira de São Joaquim de Salvador, ou será a Salvador da Feira de São Joaquim? Grande palco cujas cortinas estão sempre abertas para os guerreiros feirantes, artistas, artesãos, etc etc. Mais: uma foto da cidade! Só percebi o quanto a Feira representa bem TODOS os segmentos - eu fiquei surpresa com essa constatação! - dessa cidade quando adentrei pelas vielas de São Joaquim.
    Há também o trem! Tão esquecido... e tão autêntico! Para mim, ao menos. Só a alocação dos bancos (um de frente para o outro) faz com que a viagem de trem tenha um gostinho todo especial.
    Além disso, queria fazer só uma observação: os turistas veem sim o racismo e a desigualdade!
    Ah, não sabia que o ECB tinha o que comemorar hoje também. É, né, já que não tem nadica recente, vamos comemorar isso aí pra não perder o embalo!

    ResponderExcluir
  2. Pow, Lai, pensei em tudo isso mas se fosse colocar ia virar um livro! kkkk Ia falar do trem que sobrevive mesmo sendo abandonado pela prefeitura e do metrô que nunca fica pronto... enfim, tanta coisa!
    E o Bahia sempre fazendo história! Quem tem conta, quem não tem desdenha!

    ResponderExcluir