terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Por uma infância sem racismo - Vídeo do UNICEF com Lázaro Ramos

"Se a nossa diversidade deve ser celebrada, por que crianças que nascem diferentes não têm direitos iguais?" A pergunta do ator baiano Lázaro Ramos nos faz pensar a respeito dos ideais de "igualdade social" e "justiça" no Brasil. Até quando as crianças de cor negra serão vítimas das diversas formas de violência e da pobreza?  56% das crianças negras no Brasil são atingidas por esse mal. 62% das crianças que estão fora das escolas também são negras.
O que podemos fazer pra mudar?
Enquanto permanecerem os mesmos grupos políticos se revezando no poder e reforçando ainda mais suas riquezas, o status quo continuará inalterado. Enquanto aumentam R$ 15,00 no salário mínimo, causando "prejuízos avassaladores na Previdência", nossos comprometidos representantes se dão 100, 150, 200% de aumento...
"E o caos segue em frente com toda a calma do mundo": Os brancos ricos gerarão filhos brancos ricos; os negros pobres continuarão lutando pra sobreviver e gerando filhos negros pobres. Nosso eterno círculo vicioso.

Pela Igualdade Racial!
Por leis que verdadeiramente nos representem!
Totalmente a favor das Cotas!

2 comentários:

  1. Sou contra o racismo
    Absolutamente contra.
    Mas sou totalmente contra as cotas para negros na universidade. Não acho justo.
    Tenho muitos amigos no meu trabalho que são negros e não precisaram de cotas para passarem no concurso publico para conseguir este emprego.(PM)
    Com todo respeito e sem querer ofender, mas acho que pessoas que se apoiam em cotas para entrar na faculdade são fracos.
    Se querem igualdade racial devem competir de igual para igual com qualquer um não se sentirem inferiorizados.
    Visite meu blog:

    ResponderExcluir
  2. Olá, Rafael! Blz?
    Espero que vc tenha assistido o vídeo até o fim. Respeito sua opinião, mas caso tenha acompanhado os dados citados por Lázaro Ramos e a pergunta que ele faz: "Se a nossa diversidade deve ser celebrada, por que crianças que nascem diferentes não têm direitos iguais?" suponho que vc entenderá o motivo de as cotas serem necessárias, mesmo que não concorde com elas. Não é que nós negros PRECISEMOS das cotas como único recurso pra ingressar numa universidade, mas não podemos desconsiderar a dívida histórica do Estado Brasileiro, que durante séculos escravizou as populações negras e depois que a escravidão acabou, simplesmente lhes virou as costas.
    Como podemos pensar em oportunidades iguais se sempre fomos vistos como "diferentes"?
    Vc acha justo que apenas 2% da população negra esteja na universidade, mesmo que seu contingente seja de 49,9% da população brasileira?
    É justo que a maioria da população não tenha a mínima chance de ascender socialmente enquanto os mesmos grupos políticos e econômicos se revezem no poder, desde a colonização até hoje?
    Vale lembrar que um cotista paga o mesmo valor de inscrição no vestibular e faz rigorosamente a MESMA prova dos não-cotistas. Não vejo como fraqueza, e sim como coragem de assumir quem realmente somos e brigar por uma verdadeira JUSTIÇA SOCIAL que até hoje só conhecemos na teoria.
    Ah, o link do seu blog não apareceu aqui, manda de novo ou me segue aí que ele aparece. Abraço e obrigado pela participação!

    ResponderExcluir