sexta-feira, 7 de julho de 2023

Sugestão de leitura: "Ei, Você!", de Dapo Adeola

 



Vencedor do prêmio de livro ilustrado do ano no British Book Awards 2022, "Ei, Você! - um livro sobre como crescer com orgulho de ser Negro", do escritor britânico de origem nigeriana Dapo Adeola (@dapsdraws ), e ilustrado por ele e por um imenso time de desenhistas, é um conversa entre pais Negros e seus filhos, desde o seu nascimento, em qualquer lugar da Diáspora.

Segundo o autor, o livro nasceu como uma resposta afetiva aos eventos de 2020 (o assassinato de George Floyd pela polícia dos EUA e a série de protestos que se seguiram a ele). Além disso, Dapo Adeola se sentiu tocado pela pergunta do seu editor: "Quando foi a primeira vez que você se sentiu empoderado como uma pessoa Negra? Quando foi que você acreditou, de verdade, que poderia viver seus sonhos?"

Nós homens e mulheres Negras crescemos, na maior parte das vezes, sem representatividade, sem expectativas e sem auto-estima. Nosso protagonismo só está se consolidando, ainda timidamente, agora. 

O livro nos oferece a oportunidade de mostrar para as crianças Negras que elas também são lindas, que não tem nada de errado com sua pele ou com seu cabelo e que elas podem ser o que quiserem, assim como qualquer outra criança.

Eu digo isso pro meu filho Hórus sempre, e ele, aos seis anos, não tem dúvida disso, mesmo já tendo sofrido racismo ainda tão novo. 


"Ei, Você" também serve pra quebrar os estereótipos e mostrar que nós homens Negros também somos sensíveis, dedicados e preocupados com nossas crianças, apesar do que dizem as estatísticas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário