quarta-feira, 1 de março de 2023

Imigração e Xenofobia



 Os imigrantes alemães, italianos e de outras partes da Europa que ocuparam o sul do Brasil a partir do século XIX eram extremamente pobres, desesperados e fugiam de um continente em crise. Viram na América a esperança de mudar de vida. Muitos passaram fome e morreram na travessia do Oceano Atlântico.


Ao chegar, receberam diversos auxílios do governo de D. Pedro II, inclusive cotas de terras (sim, as primeiras cotas do Brasil foram para brancos, sabia disso?) porque a escravidão já estava caminhando para o fim e a política racista/eugenista das "elites" brasileiras desejava descartar a população Negra do país, agora que não poderia mais trabalhar de graça pra elas.



Curioso ver um povo que teve todo tipo de incentivo pra vir pra cá ter esquecido suas origens e ser tão notadamente racista e xenófobo. A fala do vereador gaúcho, cheia de ódio contra nós nordestinos, está longe de ser exceção (e se você não compactua com esse pensamento, não faz mais que sua obrigação).


O vereador ficou mais indignado com as denúncias de trabalhadores baianos em situação análoga à escravidão do que com quem cometeu o crime de escravizá-los. 

Espero que ele seja cassado, pra não correr o risco de virar presidente, como aconteceu há 5 anos. 

E aos demais, entendam uma coisa: Caxias do Sul está mais perto de Salvador do que de Berlim. Interpretem como quiserem. Não quero pedido de desculpas, só exijo respeito.


Os cartazes acima são as propagandas feitas pelo governo brasileiro para atrair italianos e alemães. Nós, africanos e descendentes, não tivemos a mesma sorte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário