quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Marrocos faz a melhor campanha de uma seleção africana na Copa do Mundo


 

Marrocos fez história!

Primeira colocada do grupo, derrotou e eliminou grandes seleções europeias, como Bélgica, Espanha e Portugal. Não teve nada de zebra. Surpresa, talvez.

Em 92 anos de Copa do Mundo, nenhuma seleção africana (ou árabe, já que Marrocos é as duas coisas) chegou tão longe. Quando a Copa foi inventada, em 1930, o Marrocos que conhecemos sequer existia, assim como a maioria dos países africanos, ainda colonizados pela Europa. Grande parte deles conquistou sua independência entre as décadas de 1950 e 1960 (no caso de Marrocos, 1956).


Marrocos chegou à semifinal sem sofrer nenhum gol dos adversários, e só foi derrotado pela França, atual campeã. Não tem como exigir das seleções da África o nível técnico das seleções consagradas da Europa e América do Sul, mas a evolução é visível. Faltaram apenas dois jogos dessa vez. Me parece mera questão de tempo até que uma seleção africana alcance o topo do mundo.


Ah... Aproveitando o posto, hoje o Ufanisi completa 12 anos! Obrigado a todo mundo que o acompanha há tanto tempo ou que chegou a qualquer momento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário