quarta-feira, 2 de novembro de 2022

Sugestão de filme: Ali

 


Assisti novamente o filme "Ali", cinebiografia do campeão mundial de boxe Muhammad Ali, interpretado por Will Smith. 

Nascido Cassius Marcellus Clay, Ali foi um dos maiores ícones Negros dos anos 1960/70 dos EUA, ao lado de nomes como Malcolm X, Martin Luther King Jr., Angela Davis e o Partido dos Panteras Negras. 

Em determinado momento, o filme reproduz a famosa recusa de Muhammad Ali a lutar na Guerra do Vietnã, em 1967, o que lhe custou uma multa, cinco anos de prisão e a perda do seu título (que só foi recuperado anos depois):


"Eu não estou fugindo do recrutamento. Não estou queimando bandeira alguma. Não estou fugindo pro Canadá. Estou bem aqui. Querem me mandar pra cadeia? Tudo bem, façam isso. Estou na cadeia há 400 anos, posso muito bem ficar mais 4 ou 5, mas não vou viajar 16 mil quilômetros pra ajudar a matar outros pobres.

Se eu quiser morrer, vou morrer bem aqui, agora, lutando contra vocês. 

Vocês são meus inimigos! Não é nenhum chinês, nenhum vietcongue, nenhum japonês.

Vocês se opõem a mim quando quero justiça. Vocês se opõem a mim quando quero liberdade. Vocês se opõe a mim quando quero igualdade. Vocês querem que eu vá pra algum lugar e lute por vocês?

Vocês não lutam por mim aqui nos Estados Unidos, pelos meus direitos e minhas crenças religiosas. Vocês não lutam por mim nem mesmo aqui em casa!"

"Ali" está disponível na HBO Max e no Amazon Prime Vídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário