segunda-feira, 18 de julho de 2022

O Negro no Futebol Brasileiro, de Mário Filho

 


Meu auto-presente do Dia Mundial do Gill chegou! Um deles, pelo menos...


"[Depois do primeiro título do Vasco em 1923] os clubes finos, de sociedade, como se dizia, estavam diante de um fato consumado. Não se ganhava campeonato só com times de brancos.

 Um time de brancos, mulatos e pretos era o campeão da cidade. Contra esse time, os times de brancos não tinham podido fazer nada. Desaparecera a vantagem de ser de 'boa família ', de ser estudante, de ser branco.

 O rapaz de 'boa família ', o estudante, o branco tinha de competir, em igualdade de condições, com o pé-rapado, quase analfabeto, o mulato e o preto, para ver quem jogava melhor" (p.11).

O Negro no Futebol Brasileiro, de Mário Filho (o jornalista que batizou o Maracanã), é uma das principais referências no estudo da história do futebol brasileiro e do inevitável racismo dos seus primórdios. Fala sobre como o esporte mais popular do país chegou aqui totalmente branco e elitista, incluindo os clubes que, ironicamente, se declaram "clubes do povo" hoje. 

Apesar de não estar imune às críticas, este livro é leitura obrigatória pra quem gosta de futebol e se interessa por história e relações raciais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário