domingo, 29 de agosto de 2021

Como Fabricar um Gansta, de Daniel dos Santos

 


"Como Fabricar um Gangsta", de Daniel Dos Santos, é o resultado da primeira etapa do projeto de pesquisa intitulado #TheGanstaProject, desenvolvido entre o Mestrado e o Doutorado, sobre as masculinidades Negras na cultura Hip Hop dos Estados Unidos entre o fim do século XX e o início do XXI. 


A partir de um processo de investigação sobre a obra audiovisual dos rappers Jay-Z e 50 Cent, pode-se identificar e decodificar as configurações dos tipos de masculinidades Negras presentes nas narrativas do sub-gênero Gangsta Rap, através de uma narrativa interseccional estabelecida entre as epistemologias étnico-raciais pós-coloniais e das dissidências sexuais e de gênero. 


Neutralidade não existe. Quando uma pesquisa é feita por alguém que, de fato, possui um envolvimento afetivo com o tema, sem abdicar do método, da análise das fontes e da bibliografia necessária, o que podemos esperar é um trabalho autêntico. Quando o livro é escrito por um homem Negro, o significado é ainda maior, porque fica em nós a sensação de protagonismo, não a impressão de que somos usados como meros "objetos de pesquisa". Aqui estamos nós enquanto sujeitos complexos, singulares, com nossos vícios e virtudes; nossas falhas e qualidades. Aqui também temos a dualidade entre o que realmente somos e a maneira como somos representados na mídia e na sociedade como um todo. O que queremos ser e o que esperam de nós.


"Como Fabricar um Gangsta" foi publicado pela Editora Devires e pode ser adquirido no site da Queer Livros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário