sábado, 2 de janeiro de 2021

Os Leopardos do Zaire, de 1974

 
Modelo retrô da camisa usada pela seleção do Zaire na Copa do Mundo de 1974.


Os "Leopardos do Zaire" (atual República Democrática do Congo) estão na história do futebol por terem sido o primeiro país da África Subsaariana a disputar uma Copa do Mundo, que foi realizada em 1974, na Alemanha Ocidental.


O presidente do Zaire na época, Joseph Mobutu  era um ex-jornalista e grande entusiasta de esportes, tendo conseguido hospedar a Luta do Século do boxe entre Mohammad Ali e George Foreman no país no mesmo ano de 1974. Para a seleção de futebol, o presidente prometeu carros, casas e férias no exterior para os jogadores, caso eles conseguissem a vaga para a Copa do Mundo.


A seleção conseguiu se classificar, mas, após perder o primeiro jogo da Copa pra Escócia por 2x0, os jogadores descobriram que não receberiam o que foi prometido. Como protesto e boicote, a equipe (que ameaçou abandonar a Copa) entrou em campo, mas não ofereceu resistência à Iugoslávia, levando uma das maiores goleadas da história das copas: 9x0.


O presidente Mobutu, então, enviou guardas até o hotel onde a delegação estava hospedada e mandou avisar que eles seriam proibidos de voltar ao país em caso de nova goleada contra o Brasil. O Zaire perdeu por 3x0, o governo parou de investir no futebol, o país nunca mais conseguiu disputar outra Copa do Mundo e os jogadores caíram no ostracismo.


Essa camisa é uma homenagem a uma das seleções mais injustiçadas da história do futebol.

O Zaire foi alvo de piadas por quem não conhecia sua história na Copa de 1974.


Nenhum comentário:

Postar um comentário