domingo, 15 de julho de 2018

A ascensão meteórica de N'Golo Kanté


Neste domingo, a França  sagrou-se bicampeã mundial na Arena Lujniki, em Moscou, ao vencer a Croácia por 4 a 2. Gols de Mario Mandzukic (contra), Antoine Griezman, Paul Pogba e Kylian Mbappé para a França; e Mandzukic (desta vez, a favor) e Ivan Perisic pela Croácia.

Um dos grandes personagens do título francês atende pelo nome de N'Golo Kanté. O volante de 27 anos e apenas 1,68m de altura é um dos quase 80% dos jogadores do elenco que são filhos de imigrantes africanos, justamente no momento em que as discussões em torno da imigração estão latentes na Europa, sobretudo em países como a França, Alemanha e Inglaterra. É notório que a França não conseguiria vencer a Copa do Mundo sem a presença dos jogadores de ascendência africana, apesar de tantas campanhas xenofóbicas e racistas pelo país. Sobre a relação conturbada da França com seus jogadores de dupla cidadania, uma boa sugestão é o filme Les Bleus - Uma outra história da França.

Filho de imigrantes do Mali, África Setentrional, Kanté nasceu em Paris. Na única vez em que a França havia vencido uma Copa, em 1998, o menino de sete anos catava lixo nas ruas da cidade para ajudar a família. Aos 11, após o falecimento do seu pai, Kanté tentou iniciar sua carreira no futebol, mas não deu muito certo e ele priorizou o estudos, se formando em contabilidade. Em 2010, integrou a equipe B do Boulogne, promovido à equipe principal durante a temporada 2012/2013.

A partir daí, a carreira de N'Golo foi só ladeira acima. Após jogar pelo Boulogne a terceira divisão francesa e conquistar o acesso, foi contratado pelo Caen para jogar a Ligue 2, fazendo parte da seleção do campeonato no fim da temporada e chegando, finalmente à Ligue 1. Em seu primeiro jogo na primeira divisão, marcou seu primeiro gol pelo Caen contra o Évian.

Kanté foi eleito o melhor jogador da temporada 2015/2016 da Premier League, no incrível título do Leicester City.


Em 2015, Kanté se transferiu para o Leicester City, da Inglaterra, e participou da histórica campanha do inédito título da Premier League, sendo eleito o melhor jogador do campeonato inglês daquela temporada. Sua brilhante campanha atraiu a atenção de várias equipes, e ele acabou se transferindo para o Chelsea em 2016. Foi peça-chave no título dos Blues na temporada 2016/2017.
Suas brilhantes atuações o levaram à seleção francesa em 2016, onde estreou contra a Romênia na Eurocopa realizada em seu país. Integrou a equipe que viria a ser derrotada por Portugal na final, mas que também seria a base da seleção campeã da Copa do Mundo de 2018.

No espaço de apenas cinco anos, driblando a desconfiança por causa de sua baixa estatura, o racismo, a pobreza e todas as dificuldades proporcionadas pela imigração na Europa, N'Golo Kanté saiu em uma série de acessos e títulos, da terceira divisão da França ao posto mais importante do futebol mundial. Nesta janela de transferências, é um dos nomes mais badalados, com propostas milionárias do Barcelona, Paris Saint-German e Real Madrid, além do próprio Chelsea. O filho de malineses, que catava lixo há 20 anos atrás, hoje é um dos jogadores mais importantes e valorizados do mundo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário