sábado, 16 de junho de 2018

Astro da Inglaterra, Dele Alli poderia ser príncipe na Nigéria



Filho de pai nigeriano e mãe inglesa, Dele Alli teve infância difícil e encontrou no futebol o seu refúgio.
Bamidele Jermaine Alli, 22, poderia poderia ser um príncipe da tribo Iorubá, a segunda maior etnia da Nigéria, mas ele renegou esse prestígio, se tornou Dele Alli e vai disputar a primeira Copa do Mundo com a camisa da Inglaterra.

Filho de pai nigeriano e mãe inglesa, o astro do Tottenham teve uma infância complicada. 
Nascido em Milton Keynes, na Inglaterra, se mudou aos nove anos com o pai, Kehinde, para a Nigéria e foi estudar na cidade de Lagos.

Empresário, Kehinde se mudou para os Estados Unidos dois anos depois e, aos 11 anos, Dele retornou à Inglaterra para morar com a mãe. Denise, no entanto, sofria de alcoolismo e o garoto encontrou seu refúgio no futebol. 

Os primeiros passos foram no MK Dons, time local que defendeu entre 2011 e 2015. Como tinha de ir de transporte público aos treinos, decidiu morar na casa da família de um amigo de time.

Kehinde Alli, pai de Dele, pertence à linhagem real Iorubá.


Foi nesse momento que a relação com sua família se desgastou por completo. Com o pai distante e a mãe com problemas de saúde, Dele se apoiou nas pessoas que cuidavam de sua carreira.
Não demorou muito para despontar como promessa inglesa. Em fevereiro de 2015, foi contratado pelo Tottenham por 5 milhões de libras (cerca de R$19,5 milhões, na cotação atual). Em novembro do mesmo ano, já estava na seleção principal da Inglaterra.

No ano seguinte, já com status de titular no clube inglês, o meia tomou uma decisão que chamou atenção. Sempre com o número 20, ele levava o nome Alli nas costas, porém, em uma entrevista coletiva, anunciou que passaria a usar apenas Dele. O sobrenome Alli, do pai, não o representava:

Eu queria um nome na minha camisa que representasse quem eu sou, e eu sinto que Alli não tem nenhuma conexão comigo. Esta não é uma decisão que tomei sem nenhuma reflexão e discussão com familiares que são próximos a mim.

O camisa 20 abriu mão do sobrenome "Alli" e passou a utilizar apenas o "Dele" nas costas (Foto: Getty Images)
O camisa 20 abriu mão do sobrenome "Alli" e passou a usar apenas "Dele".

Curiosamente, o discurso veio meses depois de uma entrevista do seu pai ao jornal Daily Star em junho de 2016, na qual afirmou que Dele Alli seria príncipe na Nigéria, se quisesse. O avô do jogador era um rei Iorubá:

Se Dele voltasse para a Nigéria agora, seria uma loucura. Ele teria recepção presidencial onde quer que fosse. Todo mundo assiste ele jogar e tem orgulho. Ele abre todas as portas pra ser um príncipe. Por ser quem é, ele pode conversar com nosso primeiro-ministro e o presidente, se ele quiser.

O ex-jogador John Fashanu, que vestiu a camisa da seleção inglesa e também pertence à etnia Iorubá reforçou:

A chance de Dele ser um príncipe na Nigéria é absolutamente enorme. Isso lhe daria muito respeito. Se ele voltasse a morar aqui (na Nigéria), talvez, um dia, ele pudesse ser o rei da tribo Iorubá.

Segundo relatos de sua mãe em entrevistas posteriores, ela e alguns familiares tentam entrar em contato constantemente com o jogador, que renega qualquer tipo de reaproximação. O pai, inclusive, foi flagrado nas arquibancadas do White Hart Lane, no início deste ano, para assistir ao filho atuar contra o Middlesbrough.

Se haverá alguma reconciliação nesse caso, só o tempo irá dizer. O certo é que Dele atingiu o nível máximo de um jogador de futebol e vai defender a Inglaterra em sua primeira Copa do Mundo, aos 22 anos. Sua estreia no Mundial da Rússia será na próxima segunda-feira contra a Tunísia, às 15h (horário de Brasília) pelo grupo G, e ele é uma das grandes esperanças da seleção para erguer novamente um troféu que não conquista desde 1966.

Fonte: Globo Esporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário