terça-feira, 3 de abril de 2018

Vá em paz, Winnie!



Ontem, dia 02 de abril de 2018, Nomzamo Winifred Zanyiwe Madikizela, a ex-guerrilheira, militante anti-apartheid e pela luta a favor da libertação da África do Sul, Winnie Mandela, faleceu, aos 81 anos. 
Winnie foi a maior companheira de Rolihlahla "Nelson" Mandela, durante as mais de duas décadas em que ele esteve preso, e quem segurou a onda do lado de fora dos muros das prisões. Ela também foi perseguida e presa várias vezes, embora não tenha passado tanto tempo quanto o seu companheiro na cadeia.
Cometemos o erro (sim, me incluo e faço um "mea culpa") de não falar tanto quanto deveríamos sobre as heroínas Negras, muitas vezes relegando-as ao posto de "esposas". Elas estão na linha de frente de todas as batalhas, participando ativamente de todos os protestos e enfrentando balas (que podem ou não ser de borracha), gás lacrimogêneo e a ira da "opinião pública".
Dandara de Palmares e Winnie Mandela são exemplos disso, frutos de uma educação machista e elitista a qual fomos submetidos desde a infância. 
Assim como Nelson, Winnie cumpriu brilhantemente seu propósito aqui na Terra e já pode descansar em paz, finalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário