sábado, 25 de julho de 2015

A Tereza de Benguela e a todas as mulheres Afro-Latino-Americanas e Caribenhas!

"Rainha Tereza" administrou o Quilombo de Quariterê após a morte de seu companheiro José Piolho, pelo menos desde 1730.

Em 25 de julho de 1992, em Santo Domingo, na República Dominicana, aconteceu o I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, com o objetivo de criar uma agenda positiva na luta das mulheres Negras contra o machismo, o sexismo e o racismo, visto que o feminismo das mulheres brancas não as contemplava.  

Deste encontro, surgiu o Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha, ou simplemente, Dia Internacional da Mulher Negra, um dia especial de reflexão contra os tipos peculiares de violência e discriminação que atingem a mulher Negra nesta parte do continente.
No Brasil, a data ainda celebra Tereza de Benguela, líder quilombola do século XVIII, no Vale do Guaporé, Mato Grosso. Por sua administração forte no Quilombo do Quariterê, era chamada por todos de "Rainha Tereza".

A importância da figura de Tereza de Benguela está na valorização cívica de mulheres Negras, em um panteão quase todo formado por homens brancos, considerados os "heróis da Pátria". Sua presença é mais um ponto para a autoestima Negra e sua percepção enquanto sujeito histórico. Como alguém que age e interfere na História, que não fica assistindo passivamente à espera de uma salvação vinda do homem branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário