quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Seedorf será o segundo treinador negro na Itália; primeiro foi brasileiro



Clarence Seedorf, primeiro técnico Negro da Itália de maneira oficial.

A contratação de Clarence Seedorf como técnico do Milan tem tudo para ser revolucionária - não só no clube, mas no futebol do páis como um todo.

O holandês, que se despediu nesta terça-feira do Botafogo e do futebol profissional como jogador, será apenas o segundo negro a assumir um time de ponta da Serie A do Campeonato Italiano.

Oficialmente, Seedorf é o pioneiro nesse quesito. No entanto, no início da década de 90, outro treinador negro assumiu um time da Itália brevemente: o brasileiro Jarbas Faustino, conhecido como Cané, foi técnico do Napoli, time pelo qual jogou nas décadas de 60 e 70.

O detalhe fica por conta do fato de Cané ter sido "apenas" um suplente de Vujadin Boskov, já que não tinha licença para treinar o time de Nápoles. Ele trabalhou na equipe entre 1994 e 1995.

Cané nasceu em 1939 e surgiu para o futebol como atacante do Olaria e logo foi vendido para o Napoli, apesar do interesse de outros times cariocas.

Por lá, ele jogou mais de 200 jogos, passando também pelo Bari, antes de encerrar a carreira no próprio time de Nápoles. Depois, virou técnico de diversos times pequenos até retornar ao Napoli brevemente como treinador.
Fonte: Terra Esportes
Cané, o jogador brasileiro que se tornou o primeiro técnico Negro da Itália, ainda que por um breve período e interinamente

PS: Isso ainda é muito difícil de acontecer no Brasil. Os principais clubes brasileiros ainda resistem bastante em colocar Negros nos postos de comando de maneira oficial. Por que será? Coincidência? Acho que não.
Só sei que agora, e enquanto Seedorf estiver por lá, serei Milan fervorosamente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário