quinta-feira, 14 de março de 2013

Março Mulher: Luislinda Valois


Achei interessante essa campanha publicitária do Governo do Estado da Bahia em homenagem às mulheres. Não precisava ser em março, apesar de eu ser (ou talvez, PRINCIPALMENTE por ser) historiador, tenho uma certa resistência a datas específicas para se homenagear alguém ou comemorar algo. 
Enfim, voltando à campanha, o foco são várias mulheres que tiveram uma trajetória de vida difícil e que, para muitas pessoas, teria sido mais fácil optar por outros caminhos, mas contrariando a "lógica" e o senso comum e se notabilizaram em alguma área.
No caso desta imagem, temos Luislinda Valois, uma mulher que teve todos os motivos pra desistir, mas marcou seu nome na história sendo a primeira mulher a se tornar juíza e, posteriormente, a primeira desembargadora da história do Brasil.
Sou seu grande fã e espero que ela continue inspirando milhões de mulheres e homens Negr@s do Brasil.

Transcrição do texto acima:
"Do direito ao voto à ocupação dos principais cargos do país.
Do combate à violência doméstica ao reconhecimento profissional e econômico. A trajetória foi e está sendo construída com muita luta e coragem. Por isso, a gente está sempre ao lado delas para juntas realizarmos grandes conquistas.
Março Mulher. Toda mulher pode virar o jogo."

2 comentários:

  1. Eu fico feliz em ver cada vez mais, mulheres negras ocupando lugares de destaque na sociedade. Essa é a prova de que a nossa luta traz resultados. É bonito ver que cada vez mais estamos incluídos na sociedade, apesar de existir tantos preconceituosos.

    ResponderExcluir
  2. Ela é só mais uma prova, dentre as centenas que existem e estão se multiplicando cada vez mais, de que não há limites para nossos sonhos. Podemos chegar onde quisermos, ainda que seja difícil. É só acreditar e correr atrás! ;)

    ResponderExcluir