segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Djavan - Nem um dia


Um dia frio
Um bom lugar pra ler um livro
E o pensamento lá em você
Eu sem você não vivo

Um dia triste
Toda fragilidade incide
E o pensamento lá em você
E tudo me divide 
Longe da felicidade e todas as suas luzes
Te desejo como ao ar
Mais que tudo
És manhã na natureza das flores
Mesmo por toda riqueza dos sheiks árabes
Não te esquecerei um dia
Nem um dia
Espero com a força do pensamento
Recriar a luz que me trará você
E tudo nascerá mais belo
O verde faz do azul com o amarelo
O elo com todas as cores
Pra enfeitar amores gris...

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Ícones Negros: Barack Obama



Barack Hussein Obama II, filho do economista queniano Barack Obama, Sr. e da antropóloga americana Ann Dunham, (que era branca), nasceu em Honolulu, Havaí, em 4 de agosto de 1961. 
O atual presidente reeleito dos Estados Unidos da América é formado em Direito pela Universidade de Harvard. Obama quebrou diversos paradigmas, demonstrando suas capacidades para além da cor da pele e do preconceito racial que sempre foi latente em seu país. Foi o primeiro Negro a assumir a presidência da revista Harvard Law Review, a ser Senador, pelo estado do Ilinois e, finalmente, a chegar à Presidência da República.
Os pais de Barack Obama se conheceram na universidade do Havaí e se casaram em 1960 lá, onde era permitido o casamento interracial, fato que poderia até mesmo causar a morte de seu pai se tivesse acontecido em grande parte dos estados sulistas americanos.
Em 1992, casa-se com Michelle Lavaughn Robinson, com quem tem duas filhas: Malia Ann e Natasha.
Em 1996, torna-se Senador Estadual, por Illinois e em 2004, é eleito Senador da República.
Em 2008, nas prévias do Partido Democrata, protagonizou, junto com a ex-primeira-dama e postulante à candidatura à presidência Hillary Clinton, uma campanha acirrada e bastante agressiva, mas que lhe rendeu a candidatura oficial por seu partido para concorrer contra o republicano John McCain.
Obama recebeu maciça adesão de diversas celebridades americanas, como a cantora Alicia Keys e  Will.I.Am, do Black Eye Peas.
Em 4 de novembro de 2008, Barack Obama foi eleito o primeiro Negro dentre os 44 presidentes dos Estados Unidos. No ano seguinte, venceu o Prêmio Nobel da Paz por representar um novo rumo na política internacional e pelos esforços às negociações contra as armas nucleares. Contraditoriamente, o prêmio é recebido em meio à manutenção das tropas no Iraque e no Afeganistão, iniciada pelo seu antecessor, George W. Bush.
Em 6 de novembro deste ano, Barack Obama vence o republicano Mitt Romney e se reelege por mais 4 anos à frente da Casa Branca, em meio a uma grave crise econômica e elevado índice de desemprego. Apesar destes dados, a reeleição de Obama é uma demonstração  de apoio e confiança do povo estadunidense. Ele não assumiu o cargo público mais importante do mundo por ser um simplesmente um homem Negro. Se conseguiu repetir o feito, é por sua competência.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

sábado, 3 de novembro de 2012

Novembro Negro 2012

O mês de novembro costuma ser especial para as populações Negras de todo o Brasil. Várias ações, manifestações, palestras e eventos acadêmicos ocorrem por toda parte, em honra e homenagem a Zumbi, líder do Quilombo de Palmares. Uma data muito mais significativa para o povo Negro do que o 13 de maio, pois simboliza a luta, a resistência, e não a ideia de que a abolição da escravatura no Brasil teria sido uma "concessão" dos brancos, na figura da princesa Isabel.
Então, participe de algum evento em sua cidade ou em alguma cidade próxima! Reforce a luta e mantenha o sonho vivo! Nada vem de graça nessa vida, tudo o que almejamos deve ser conquistado!
Axé!
Ufanisi!

Agradecimento especial à belíssima Thaty Meneses, estudante de Teatro da Universidade Federal de Sergipe, pela cessão do cartaz.