quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Ícones Negros: Barack Obama



Barack Hussein Obama II, filho do economista queniano Barack Obama, Sr. e da antropóloga americana Ann Dunham, (que era branca), nasceu em Honolulu, Havaí, em 4 de agosto de 1961. 
O atual presidente reeleito dos Estados Unidos da América é formado em Direito pela Universidade de Harvard. Obama quebrou diversos paradigmas, demonstrando suas capacidades para além da cor da pele e do preconceito racial que sempre foi latente em seu país. Foi o primeiro Negro a assumir a presidência da revista Harvard Law Review, a ser Senador, pelo estado do Ilinois e, finalmente, a chegar à Presidência da República.
Os pais de Barack Obama se conheceram na universidade do Havaí e se casaram em 1960 lá, onde era permitido o casamento interracial, fato que poderia até mesmo causar a morte de seu pai se tivesse acontecido em grande parte dos estados sulistas americanos.
Em 1992, casa-se com Michelle Lavaughn Robinson, com quem tem duas filhas: Malia Ann e Natasha.
Em 1996, torna-se Senador Estadual, por Illinois e em 2004, é eleito Senador da República.
Em 2008, nas prévias do Partido Democrata, protagonizou, junto com a ex-primeira-dama e postulante à candidatura à presidência Hillary Clinton, uma campanha acirrada e bastante agressiva, mas que lhe rendeu a candidatura oficial por seu partido para concorrer contra o republicano John McCain.
Obama recebeu maciça adesão de diversas celebridades americanas, como a cantora Alicia Keys e  Will.I.Am, do Black Eye Peas.
Em 4 de novembro de 2008, Barack Obama foi eleito o primeiro Negro dentre os 44 presidentes dos Estados Unidos. No ano seguinte, venceu o Prêmio Nobel da Paz por representar um novo rumo na política internacional e pelos esforços às negociações contra as armas nucleares. Contraditoriamente, o prêmio é recebido em meio à manutenção das tropas no Iraque e no Afeganistão, iniciada pelo seu antecessor, George W. Bush.
Em 6 de novembro deste ano, Barack Obama vence o republicano Mitt Romney e se reelege por mais 4 anos à frente da Casa Branca, em meio a uma grave crise econômica e elevado índice de desemprego. Apesar destes dados, a reeleição de Obama é uma demonstração  de apoio e confiança do povo estadunidense. Ele não assumiu o cargo público mais importante do mundo por ser um simplesmente um homem Negro. Se conseguiu repetir o feito, é por sua competência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário