sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Breves considerações sobre a greve da PM na Bahia


Bem, não quero me estender muito sobre esse assunto. Não importa a essa altura discutir quem está "certo" ou "errado", quando percebemos que cerca de 160 pessoas, entre civis e militares, já morreram em pouco menos de duas semanas em Salvador e na Região Metropolitana, fora as dezenas de pessoas em todo o Estado da Bahia, além da Assembleia Legislativa, bancos, sedes de prefeituras e outros imóveis oficiais depredados.
Não importa também a proximidade do carnaval. A população baiana precisa de proteção todos os dias, independente da época do ano e paga por isso. É triste assistir a essa guerra de egos, a uma queda-de-braço sem fim entre o Governo do Estado e a Polícia Militar. Estamos vivendo momentos difíceis e em momentos como esse, ninguém pode sair vencedor, ainda que suas reivindicações sejam atendidas.
Lembrando que toda manifestação de trabalhadores por melhores condições de salários é válida, mas que a população, ao mesmo tempo, não deve ser penalizada pelos erros dos governantes e/ou dos manifestantes.
Espero que as partes se entendam o mais rápido possível, e que ambas possam ceder um pouco no que estão pedindo, para que possamos viver num estado de caos aceitável, como sempre foi na Cidade da Baía.
Porque a paz... esse ainda é um sonho distante e por demais utópico para que eu possa acreditar.

4 comentários:

  1. A questão principal ,que despertou minha curiosidade é o numero de morto,ja que ,se tratando de uma reenvindicação salarial e ''melhorias'',te pergunto irmão ,ha outros interesses por taz dessa situação?

    ResponderExcluir
  2. Essa é uma questão que muita gente levanta, apesar de serem apenas hipóteses. Ninguém tem provas concretas de nada mas... a greve nem tinha acabado ainda e já tem partido político usando isso nos seus programas. Ano eleitoral é sempre bom ficar de olho em tudo que acontece.
    Muita gente vai querer se aproveitar dessa situação em benefício próprio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certo irmão,ano eleitoral,mídia,vários interesses em jogo,aqui no rio a policia também esta em greve,mas continua com seu efetivo de 30% nas ruas,assim como previsto em lei,mas as reenvidicações aqui são inumeras,inclusive pelo fato de o comandante da GM-rio ser PM de carreira....mas guardas na rua no inicio do carnaval....e o mesmo conseguiu reprimir tambem o quadro da guarda ,que tambem iam entrar em greve...mas esta em processo de estatização ,e com varios anos sem aumento.....Mas por enquanto tudo dentro da normalidade se tratando de periodo inicio-carnaval.Valeu pela resposta!!

      Excluir
    2. Isso aí! Vários interesses em jogo!
      Espero que tudo se resolva o quanto antes e que a aí no Rio não seja tão catastrófico como aqui na Bahia!
      Abraço!

      Excluir