Tô muito ansioso pra assistir esse filme, desde que soube de sua existência. Acredito que isso possa contribuir um pouco para que o preconceito religioso diminua um pouco, ou pelo menos, fomentar o debate.
Oya - Rise of the Suporishas (algo como Oyá - A Ascensão dos Super-Orixás), escrito e dirigido por Nosa Igbnedion, traz a história de Oyá (ou Iansã), senhora dos raios e trovões no panteão iorubano, e sua saga na luta contra a destruição da humanidade por forças malignas.
O enredo é mitológico, como o é a cosmogonia africana, semelhante à greco-romana e a nórdica, por exemplo. É um tema que sempre abordo em sala de aula, justamente porque Thor, Zeus, Hércules, Athena e até mesmo Hades e Loki, considerados "vilões" na mitologia europeia, não são tão "demonizados" quanto os deuses africanos.
Quando comecei a ler sobre o assunto, sempre pensei nos Orixás como super-heróis, por causa dos atributos de cada um. Como fã de quadrinhos, minha associação entre Oyá e Tempestade, dos X-Men, foi imediata. Espero muito por esse filme !!
Veja o trailer:
Nenhum comentário:
Postar um comentário