terça-feira, 31 de maio de 2016

Sugestão de Leitura: A Autobiografia de Martin Luther King



"Ao longo da vida, deve-se ter sensibilidade e moral o bastante para romper os grilhões do mal e do ódio. A melhor maneira de fazer isso é pelo amor. Creio firmemente que o amor é um poder transformador capaz de erguer toda uma comunidade a novos horizontes de retidão, boa vontade e justiça."



Gosto de ler as biografias de pessoas que admiro. Já li a de Nelson Mandela, Malcolm X, Hampaté Bâ, William Edwards DuBois, entre outras, mas faltava a de Martin Luther King. FInalmente concluí essa.
Um dos maiores símbolos da luta por igualdade, justiça e paz da humanidade, Martin Luther King liderou uma revolução que mudou os Estados Unidos e influenciou o mundo inteiro. Por sua política de resistência e transformação social através da não violência, tornou-se a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz.

Com base em arquivo inédito de textos autobiográficos do próprio King, incluindo cartas e diários não publicados, assim como filmes e gravações, o historiador da Universidade de Stanford e diretor do Martin Luther King Jr. Research, Clayborne Carson, organizou e criou um inesquecível retrato em primeira pessoa do grande líder Negro.

Neste livro, conhecemos a criança e o estudante curioso e bem-educado que acabou se rebelando contra a segregação racial. Acompanhamos o jovem pastor dedicado, questionando as profundezas de sua fé e os limites de sua sabedoria. Encontramos o pai que procurou equilibrar as necessidades de sua família com as demandas de um movimento revolucionário que crescia em todo o país.

Revemos o homem que ficou famoso por levar multidões às ruas pacificamente, mas que acabou assassinado, mesmo destino que teve Malcolm X, um de seus principais antagonistas ideológicos, apesar da convergência em seus objetivos.

Por meio das palavras de King, temos também uma crônica rica e comovente do século XX. Palavras e ações transformadoras que influenciaram o mundo e continuam repercutindo e servindo de inspiração até hoje. Sua nobreza de caráter e seus princípios continuam urgentes no mundo em que vivemos.


Título: A Autobiografia de Martin Luther King
Organizador: Clayborne Carson
Editora: Zahar
Número de páginas: 463

Nenhum comentário:

Postar um comentário