segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Calendário Negro: Há 181 anos, acontecia a Revolta dos Malês em Salvador


Na madrugada de 24 para 25 de janeiro de 1835, eclodiu, em Salvador-BA, o maior levante de negros escravizados da história do Brasil. A Revolta dos Malês, apesar de rápida, foi suficiente para abalar as estruturas da então capital do país, mostrando o poder de organização dos escravizados e libertos predominantemente muçulmanos. O nome "Malê" era utilizado para designar os africanos que eram adeptos do Islamismo, e esta religião foi muito importante para a organização do movimento, pois grande parte deles sabia ler e escrever em árabe, devido ao estudo Alcorão desde cedo.

Tinham como alguns objetivos libertar todos os muçulmanos que ainda fossem cativos, bem como confiscar os bens da elite branca, proclamar um império islâmico no Brasil e acabar com a imposição do Cristianismo na sociedade, possibilitando a abertura religiosa necessária para que o Islã prosperasse.

Antes de ser posta em prática, contudo, a revolta foi denunciada às autoridades, que também se organizaram rapidamente e a reprimiram com violência. Sete integrantes das tropas oficiais e cerca de 70 revoltosos morreram no confronto. Mais de 200 pessoas foram presas, e suas penas variaram de morte, açoites, trabalhos forçados à deportação de volta para a África, por medo de uma nova revolta, ainda mais organizada que essa, uma preocupação recorrente entre os detentores do poder político e econômico do país.

Mesmo que não tenha alcançado seus objetivos a priori, a Revolta dos Malês foi fundamental para que o Brasil repensasse os pilares sobre os quais sempre esteve estabelecido. A escravidão e a monarquia de raízes europeias foram cada vez mais questionadas desde então, junto com as demais revoltas do período regencial, e o processo de desgaste só aumentou no decorrer do século XIX, culminando com a abolição formal da escravidão, em 1888, e com a proclamação da República, no ano seguinte.

Sobre o assunto:
  • FREITAS, Décio. A Revolução dos Malês. Porto Alegre: Movimento, 1985.
  • REIS, João José. Rebelião Escrava no Brasil. A história do levante dos Malês em 1835. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.



domingo, 24 de janeiro de 2016

Por que nenhum ator negro brasileiro jamais fará boicote à Globo




O ator Milton Gonçalves perdeu uma grande oportunidade de falar algo útil. Preferiu agir como "Preto da Casa".

Texto de Marcos Sacramento
Desde a estreia da primeira telenovela da TV Globo, em 1965, é possível contar nos dedos de uma só mão as produções com protagonistas negros. Na recente “I Love Paraisópolis”, ambientada em uma comunidade onde 70% dos moradores se declaram negros, só seis dos 52 atores do elenco tinham aquele fenótipo.
Bastam uns poucos minutos em frente à TV para perceber a distância entre o perfil predominante nas novelas, com a maioria dos personagens de pele clara, e o perfil étnico brasileiro, onde mais da metade da população se declara negra.
“Segundo o censo realizado pelo IBGE em 2010, 50,7% da população do País é preta ou parda. No entanto, em pleno ano de 2016, essa condição demográfica majoritária é praticamente invisível nas produções televisivas e nas peças publicitárias que circulam na TV e nos veículos da mídia impressa” escreveu a atriz Zezé Motta no Facebook, em um desabafo na época da morte do ator Antônio Pompeu.
De acordo com Zezé Motta, o ator de 62 anos, com quem contracenou no filme “Quilombo”, andava deprimido por falta de oportunidades de trabalho.
Esta discrepância, que pinta o Brasil como um país branco para quem o vê pelas telas das TV’s, oferece farta munição para que os atores negros promovam um protesto semelhante ao dos colegas norte-americanos, que pretendem boicotar o Oscar por causa da ausência negros entre os indicados ao Oscar de melhor ator e atriz.
A pergunta é quais deles teriam coragem de assumir tal postura. O primeiro entrave é a escassez de representantes negros na teledramaturgia e a consequente invisibilidade, como Zezé Motta citou. Um boicote promovido por invisíveis tem grandes chances de ser inócuo.
Outra coisa que inibe a promoção de um boicote é o risco do ator politizado perder oportunidades de trabalho e cair no temido ostracismo.
De certa forma, a escassez de negros na teledramaturgia seria ao mesmo tempo o motivo e o empecilho para uma manifestação parecida com a que Spike Lee, Jada Pinkett Smith e Will Smith estão puxando.
Para complicar ainda mais, quem poderia aproveitar a polêmica do Oscar para levantar o debate a respeito do racismo na teledramaturgia brasileira prefere jogar panos quentes na discussão.
Em vez de se espelhar em Spike Lee e companhia, prefere seguir a filosofia de Morgan Freeman, para quem a solução para acabar com o racismo é deixando de falar nele.
Foi o que o veterano ator Milton Gonçalves fez durante uma entrevista à Rádio Gaúcha, do grupo RBS. Para ele, a Academia não é racista e se nenhum negro foi indicado neste ano foi porque nenhum deles fez um bom filme.
Durante a entrevista descontraída de cerca de 23 minutos, os apresentadores fazem uma brincadeira com a forma com que o ator se refere à renda que tem, chamando de “dinheirinho”.
Ao falar do seu salário, Gonçalves deixa escapar que às vezes atua como uma espécie de embaixador da Rede Globo.
“Graças a Deus eu tenho um interesse salário da Globo, estou lá há 52 anos, não sou o melhor salário mas sou fundador da empresa. Às vezes, quando há necessidade de representar a empresa eu sou chamado para isso. E não é só no EUA, é Coréia, Japão, é Itália, Portugal, eu vou lá fazendo parte daquele grupo que representa a Rede Globo de Televisão”, explicou.
Como escreveu o argelino Albert Camus, no final “tudo se explica”.
 Fonte: Diário do Centro do Mundo

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Como denunciar racismo na internet?


As vítimas de racismo ocorridos em sites ou nas redes sociais podem comunicar as autoridades diretamente pela rede. Basta reunir as provas e enviar a denúncia para o Departamento de Polícia Federal - MJ (denuncia.pf.gov.br); Safernet Brasil(new.safernet.org.br/denuncie) ou no Ministério Público Federal - MPF (cidadao.mpf.mp.br). Saiba mais no Portal Brasilhttp://bit.ly/1PKl9bI

Fonte: Portal Brasil

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Dia de Martin Luther King



Hoje, 18 de janeiro de 2016, é feriado nacional nos Estados Unidos, em homenagem ao pastor evangélico e grande líder Negro na luta pelos direitos civis, Martin Luther King Jr., feriado que é comemorado toda a terceira segunda-feira do mês de janeiro, por ser próxima à data em que ele nasceu (15 de janeiro de 1929).

O Dia de Martin Luther King foi estabelecido em 1983 e é um dos três únicos feriados estadunidenses em homenagem a uma pessoa específica. Os outros dois são o President Day (Dia do Presidente, a terceira segunda-feira de fevereiro), homenageando os antigos presidentes, especialmente George Washington e Abraham Lincoln, e o Columbus Day (Dia de Colombo, comemorado na segunda segunda-feira de outubro), para Cristóvão Colombo, tido como o "descobridor da América" pela historiografia oficial.

Enquanto isso, aqui no Brasil, o 20 de Novembro é um feriado facultativo, ignorado até mesmo em Salvador, a cidade mais Negra do mundo fora do continente africano. Continuamos sem datas que verdadeiramente nos representem, enquanto existem dezenas de datas celebrando ícones militares ou santos católicos.

Até quando teremos de esperar?
No link abaixo tem um pouco mais sobre Martin Luther King Jr. Confira:


Hoje é o Dia de Martin Luther King

sábado, 16 de janeiro de 2016

Representatividade: Modelo lança linha de bonecas negras com cabelos crespos


A modelo caribenha Mala Bryan lançou uma linha de bonecas com a pele negra em diferentes tons e cabelo crespo em diferentes penteados. Chamada de Malaville, a linha tem quatro diferentes personagens: Mala, Malina, Maisha e Mhina. 

“Foquei na textura do cabelo natural e no tom de pele. Escolhi fibras de cabelo crespo até cabelos cacheados mais soltos”, contou a modelo ao site Mic. A ideia de criar a linha de brinquedos nasceu da procura de Mala por bonecas que representassem a mulher negra, sem sucesso.

O mais legal é que, além dos nomes diferentes, cada boneca tem uma história no ambiente de criação: uma é designer de moda, outra designer de interiores, tem estilista e uma modelo de passarela. As bonecas estão à venda no site MyShopify, porém, infelizmente, ainda não entrega no Brasil. Fotos das bonecas abaixo:

Fonte: Ibahia.com




terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Aos 62 anos, morre o ator Antônio Pompêo

Antônio Pompêo atuando na novela "A Viagem".
Conhecido por ter atuado em novelas, como "O Rei do Gado" e "Mulheres de Areia", e em filmes, como "Xica da Silva", além de ser um grande militante em defesa da valorização do Negro na dramaturgia, o ator Antônio Pompêo, de 62 anos, foi encontrado morto em sua casa, no Rio de Janeiro, nesta terça-feira, 5.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o rabecão da corporação foi acionado por volta das 16h45 pela Polícia Militar. A princípio, o ator estaria morto há mais de dois dias, mas essa informação será confirmada após perícia no Instituto Médico Legal, para onde o corpo foi encaminhado.
Foi Aldineia Silva, amiga e vizinha do ator, quem estranhou o sumiço repentino de Pompêo e acionou a Polícia Militar. Ao EGO, ela conta que o amigo não retornou suas ligações e que, ao chegar na casa dele, encontrou a janela aberta e sentiu um odor muito forte.
"Senti falta dele. Passei uma mensagem pelo celular, como sempre fazíamos, e ele não visualizou, nem me deu retorno. Então me preocupei. Vendo a janela dele aberta, o que não era de costume, estranhei. E vinha um odor forte na minha varanda... Liguei para o proprietário do apartamento, que pediu pra chamar polícia. Quando a polícia chegou, constatou que ele estava morto. Acreditamos que já estava desde domingo. O corpo estava muito debilitado e com um odor muito forte", diz, abalada.
O ator morava sozinho no bairro de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio, e tinha uma filha, que já foi avisada da morte do pai pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão do Estado do Rio de Janeiro (SATED/RJ), entidade na qual Pompêo ocupava um posto de diretoria. A causa da morte do ator ainda não foi divulgada.
A assessoria de comunicação da Polícia Cívil divulgou um comunicado dizendo que um inquérito foi instaurado para apurar as circunstâncias da morte.
Fontes: Ego/Portal Geledés/G1

Identidade


Quem conhece a si mesma não se submete aos rótulos que buscam nos distanciar de nossa própria identidade. Se você se reconhecer enquanto Negra, estará preparada pra tudo que vier!
Um 2016 de muita Prosperidade!