quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Complicar pra quê?

Brincadeira em "nuvem" de gafanhotos no Senegal. Foto: Africland


Buscar a felicidade nas coisas simples da vida. Essa é a meta.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Alemanha terá primeiro deputado de origem africana

O afro-alemão Karamba Diaby conquista mandato no Bundestag. Ele promete lutar pelo salário mínimo e pela integração de estrangeiros na sociedade.


Karamba Diaby chegou lá. O alemão nascido no Senegal fez história neste domingo (22/09), ao se tornar o primeiro negro a conquistar uma cadeira no Bundestag, a câmara baixa do Parlamento alemão.
Karamba, de 51 anos e que concorreu pelo Partido Social-Democrata (SPD) do estado da Saxônia-Anhalt, não foi o mais votado do seu distrito eleitoral, o que automaticamente daria a ele uma vaga. Ele conquistou seu mandato por meio da lista partidária.
Na Alemanha, cada eleitor tem direito a dois votos, o primeiro no seu candidato e o segundo num partido e, assim, numa lista de candidatos previamente definida.
Karamba Diaby nasceu em 1961 no Senegal e mudou-se para a então Alemanha Oriental em meados do anos 1980. Ele estudou química na Universidade de Halle, onde também concluiu doutorado. Há 12 anos possui a cidadania alemã.
O deputado eleito disse à agência de notícias DPA que defende a adoção de um salário mínimo na Alemanha e que a integração de estrangeiros é uma de suas prioridades.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Òké Aro!

Uma homenagem à Mãe Stella de Oxóssi, Iyalorixá baiana, escritora de diversos livros e que, desde ontem, quinta-feira, 11 de setembro de 2013, ocupou uma vaga na Academia de Letras da Bahia.

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Lições do Imperialismo


"Quando os sacerdotes brancos chegaram à África, nós tínhamos a terra, e eles a bíblia. Os brancos nos deram a bíblia e disseram que rezássemos com os olhos fechados. Quando abrimos os olhos, eles tinham a terra, e nós, a bíblia." (Jomo Keniatta)

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Ninguém tá sozinho



Não tenho a pretensão nem a prepotência de julgar ninguém, mas uma pessoa deve estar num nível muito grande de desespero pra tirar a própria vida. Às vezes, as pessoas próximas a nós estão passando por momentos difíceis, e nós estamos ocupados ou preocupados demais com nossa própria vida pra perceber isso. 
Não custa nada oferecer uma palavra de apoio, um abraço, uma mensagem... talvez a pessoa só esteja esperando alguém demonstrar que ela não tá sozinha.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Pra que ninguém esqueça


"Na manhã de 4 de Setembro de 1957, aos 15 anos de idade, Dorothy Counts partia em um caminho angustiante para o colégio Harding High, se tornando a primeira garota negra a frequentar a escola só de brancos. Por cinco dias ela resistiu a pedras, cuspe e insultos. Esta foto engloba preconceito, ignorância, racismo, sexismo, desigualdade... mas também engloba força, determinação e inspiração."

(foto e texto retirados da página Obvious, do Facebook.)


Nada na nossa vida vem de graça. Nenhuma revolução acontece pacificamente, sem que haja enfrentamento de ideias ou até mesmo enfrentamento físico. Se não existissem atitudes como essa, de meter a cara e lutar pelos nossos direitos, de tentar subjugar o poder e as classes hegemônicas, estaríamos até hoje nos canaviais, nas plantações de algodão ou nas senzalas.
Poder, Prosperidade e Respeito ao Povo Negro!