terça-feira, 30 de outubro de 2012

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

AMNB vai denunciar a situação da mulher Negra brasileira na Organização dos Estados Americanos



A Organização dos Estados Americanos (OEA) agendou audiência temática sobre as mulheres negras brasileiras para o dia 1º de novembro, durante a próxima sessão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), em Washington, D.C.. A audiência foi solicitada pela Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB) a fim de denunciar o Estado brasileiro pela ausência de políticas públicas para as mulheres negras.
De acordo com a secretária executiva da AMNB, Simone Cruz, o propósito é "levar informações à CIDH sobre os graves problemas enfrentados pelas as mulheres negras no âmbito dos direitos humanos no campo da saúde e do trabalho doméstico no Brasil".
Segundo estudo realizado pela AMNB, as mulheres negras são campeãs no exercício do trabalho doméstico sem os direitos trabalhistas garantidos e nas taxas de mortalidade por morte materna em consequência de complicações durante a gravidez, o parto e o puerpério.
O estudo também aponta que, para além dos fatores biológicos e comportamentais individuais, há a existência de outros elementos que criam condições desfavoráveis para as mulheres negras brasileiras "Há determinantes sociais da saúde marcados pela ação do racismo patriarcal que causam um impacto diferenciado sobre as mulheres negras", afirma o documento que será apresentado na OEA.
Além de Simone Cruz, acompanharão a audiência da Organização dos Estados Americanos a presidente do Geledes – Instituto da Mulher Negra, Nilza Iraci, e o diretor de Programa para a America Latina da Global Rights, Carlos Quesada.


Fonte: Correio do Brasil /Portal Geledés

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Pensando em você


Dizem que todo namoro tem uma trilha sonora né? Sem dúvida essa música tá no topo da minha lista e da de vários casais por aí...


Eu estou pensando em você.
Pensando em nunca mais
Pensar em te esquecer
Pois quando penso em você
É quando não me sinto só


Com minhas letras e canções
Com o perfume das manhãs
Com a chuva dos verões
Com o desenho das maçãs
E com você me sinto bem

Eu estou pensando em você
Pensando em nunca mais
Te esquecer
Eu estou pensando em você
Pensando em nunca mais
Te esquecer.

(Paulinho Moska, Pensando em Você)

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Feliz Dia dos/das Professor@s


Parabéns a todas as pessoas que ainda acreditam na educação, mesmo com a falta de incentivo dos poderes públicos e até da sociedade em geral, afinal, "professor ganha bem! Faz greve porque não quer trabalhar!" A tod@s que trabalham dentro e fora das escolas, que pesquisam e estudam para ensinar, apesar do desinteresse de parte da turma.
Enfim, parabéns a todas as pessoas que resolveram trilhar este caminho e que continuam inspirando outras gerações a acreditar nesse sonho de ver a educação brasileira ser valorizada. Às pessoas que sonham com o dia em que faixas como a da imagem acima não sejam mais necessárias.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Billie Holiday - Strange Fruit


Uma das mais famosas canções lindamente interpretadas por Billie Holiday. Um manifesto direto e, ao mesmo tempo, suave contra a violência por motivos raciais nos Estados Unidos durante as décadas de 1930/40. Segue a tradução abaixo:


Fruto Estranho


As árvores do Sul estão carregadas com um fruto estranho,

Sangue nas folhas e sangue na raiz,
Um corpo negro balançando na brisa sulista
Um estranho fruto pendurado nos álamos.


Uma cena pastoral no galante Sul,

Os olhos esbugalhados e a boca torcida,
Perfume de magnólia doce e fresco,
Então o repentino cheiro de carne queimada!



Aqui está o fruto para os corvos arrancarem,

Para a chuva recolher, para o vento sugar,
Para o sol apodrecer, para as árvores fazer cair,
Eis aqui uma estranha e amarga colheita.